Como consertar um anel de ouro achatado

O uso diário é suficiente para entortar os anéis de ouro

wedding gold rings image by rafalwit from Fotolia.com

O ouro é um metal macio. Isso significa que anéis de ouro entortam ou saem da forma. Até o uso no dia a dia pode fazer isso, já que o calor da mão é suficiente para amolecer mais o ouro. Felizmente, a maleabilidade do ouro também significa que os anéis desse metal tortos são relativamente fáceis de consertar. Se o anel estiver severamente amassado, pode rachar ao ser recolocado em forma. Nesses casos, conserte a rachadura primeiro, depois o ponha em forma.

Remodelagem inicial

Step 1

Use o alicate para delicadamente puxar para fora as partes amassadas de um anel. Leve a peça à boca do alicate. Mova-o de modo circular em toda a volta do anel, apertando-o na forma certa. Confira para ver se não há quebras ou rachaduras.

Step 2

Lime em volta das rachaduras para remover soldas antigas. Separe a tira de ouro na quebra, o suficiente para inserir a lima fina plana na fenda. Lime as pontas quebradas, removendo extremidades ásperas.

Step 3

Use os prendedores de torno para fechar a quebra. Inspecione com a lente. Lime as pontas quebradas de novo se a junta não estiver macia e justa.

Step 4

Limpe o anel por completo -- veja a seção de recursos. Confira a marca dentro do anel para descobrir se ele possui 10, 14 ou 18 quilates.

Conserto

Step 1

Usando a pinça, mergulhe o anel no fluxo de bórax. Aqueça-o de leve com a tocha de acetileno até que o fluxo queime, criando uma camada que protegerá o anel da ação nociva do calor e da oxidação.

Step 2

Corte uma porção de 1 mm quadrado de solda usando a tesoura. Evite problemas com o derretimento do anel antes da solda usando solda mais macia que o ouro no anel. Escolha solda de 14 quilates para melhores resultados -- essa solda derrete na temperatura mais baixa.

Step 3

Segure o anel no torno com os prendedores, com o lado quebrado virado para fora. Pré-aqueça a porção de solda levemente com a tocha ou adicione uma gota de fluxo à parte quebrada do anel. Use a pinça, a vareta ou o misturador de coquetel para colocar a solda na fenda da quebra.

Step 4

Aqueça usando a tocha de acetileno até que a solda derreta e flua para a junta -- isso deve levar apenas alguns segundos. Mantenha a chama baixa e em movimento -- não superaqueça. Desligue a tocha. Deixe o anel esfriar.

Remodelagem final

Step 1

Lime dentro do anel com a lima meia cana, amaciando a junta. Repita na parte de fora. Termine com a lixa.

Step 2

Deslize o anel no mandril ou no pino. Aqueça nas mãos se os anéis forem finos; use a tocha para aquecer anéis pesados. (Referências 1,6)

Step 3

Dê uns tapinhas delicados no anel esquentado sobre o mandril com o martelo de madeira, circundando-o. Remova-o e faça um polimento.

eHow Brasil
×