Como corrigir rachaduras em uma impressão em argila

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Uma rachadura em uma impressão de argila pode arruinar sua aparência, e ela normalmente aumenta com o tempo. Na maioria dos casos, elas ocorrem devido a tensões na argila quando esta é cozida, mas as temperaturas extremas, um manuseamento descuidado e umidade elevada também podem provocar esse problema. Depois que uma impressão em argila se quebra, não é possível restaurá-la ao estado original sem refazer uma parte da arte.

Passo 1

Esprema epóxi na rachadura. Note que o epóxi deve estar dentro da fenda, em vez de por cima da mesma. Selecione uma cola epóxi que vem acoplada a uma seringa com ponta bem fina. Transferir a cola do frasco para uma seringa é confuso e ineficaz porque o epóxi se torna pegajoso e seca muito rápido.

Passo 2

Aperte as bordas exteriores da impressão juntas -- não as bordas externas da rachadura -- utilizando livros de capa dura. Evite apertar com força ou colocar os livros na parte superior da impressão. O epóxi leva de 12 a 24 horas para secar e evitará que a rachadura aumente.

Passo 3

Lixe as arestas no topo da fenda usando uma lixa. Pinte sobre a rachadura. Certifique-se de usar o mesmo tipo de tinta que foi originalmente usado na impressão.

Mais recentes

×