Como cortar ardósia

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

A ardósia é geralmente usada como azulejo. Por ser uma pedra mais macia que as outras, é fácil de se trabalhar e pode ser usada em ambientes internos e externos. Para que ela encaixe de forma perfeita, deve ser cortada de acordo com o projeto em que será utilizada. Por mais que seja um material simples de se trabalhar, quanto mais grossa a ardósia, mais difícil será para cortá-la. Apesar disso, não é preciso nenhum treinamento para realizar a tarefa, apenas algumas ferramentas.

Passo 1

Use uma régua e giz para marcar onde será feito o corte.

Passo 2

Coloque a lâmina de diamante na serra circular, o que facilitará muito o corte ao invés de usar a lâmina comum, que não é indicada para trabalhos de pedraria.

Passo 3

Ponha a máscara e os óculos de segurança. Cortar ardósia resulta em muita poeira, que não faz nada bem para a respiração e pode ser perigosa aos olhos também. Ligue a serra na tomada.

Passo 4

Emparelhe a linha de giz com a guia da serra. Segure a pedra com a sua mão esquerda, distante da lâmina.

Passo 5

Ligue a serra e use a mão direita para fazer o corte, seguindo a linha de giz marcada anteriormente. Continue segurando a pedra com a mão esquerda durante o processo. Quando a lâmina tiver atravessado toda a pedra, levante-a.

Mais recentes

×