Como cortar barras de aço com rosca

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Barras ou bastões de aço com rosca possuem fios alternados em seu comprimento. Cortar uma barra com rosca para o tamanho desejado requer ferramentas apropriadas para evitar causar danos aos fios contínuos. Cortes tortos ou desalinhados não permitem que a porca seja enroscada na ponta da barra. Isso faz com que haja a necessidade de fazer um novo corte, encurtando ao ponto de que seja muito pequeno para ser útil. Assegurar que os fios fiquem intactos garante roscas úteis que permitirão que a porca se encaixe no corte.

O processo completo

Passo 1

Meça o final da barra ou bastão com uma trena. Instale uma broca -- um milímetro maior que o diâmetro do bastão -- no mandril da furadeira. Assegure-se de que a broca encaixe com segurança no mandril antes de continuar o processo.

Passo 2

Faça um buraco no bloco de madeira com a broca. Posicione o bloco no torno com o furo ficando 2,5 cm acima das "mandíbulas" do torno.

Passo 3

Alinhe uma porca no final da barra, girando em sentido horário até que esteja a 2,5 cm depois do comprimento que necessite que o bastão seja cortado. Insira a ponta final da barra no bloco de madeira até que a porca fique firme em um lado do bloco de madeira. Insira uma segunda porca na extremidade da barra que sobressai a partir do final do bloco de madeira. Gire-a até que ela esteja firme no outro lado do bloco.

Passo 4

Ajuste as porcas para posicionar o local do corte no centro do bloco de madeira. Alinhe a lâmina da serra no topo do bloco de madeira, no centro da largura do bloco. Corte através do bloco até que alcance a barra presa, depois corte o bastão fazendo a mínima pressão para baixo possível.

Passo 5

Puxe a barra do bloco de madeira e depois use lima no local do corte para remover as saliências dos fios na ponta da barra. Use a chave inglesa ajustável para remover a porca se ela estiver grudada na extremidade da barra.

Mais recentes

×