×
Loading ...

Como costurar um jaleco cirúrgico

Os jalecos são a escolha mais popular de uniforme de trabalho para médicos. Um conjunto típico de jaleco consiste em uma camisa simples e uma calça com elástico na cintura. Eles são frequentemente feitos de algodão para um conforto maior e para facilitar a lavagem. Devido ao simples design das peças, esses trajes são uma excelente escolha para costureiros novatos ou para aqueles que querem um projeto prático e rápido.

Instruções

Tesouras afiadas farão com que seja muito mais fácil cortar os pedaços de tecido de algodão (scissors image by Alison Bowden from Fotolia.com)

    Etapas

  1. Tire medidas do seu corpo mesmo enquanto estiver usando apenas as peças que planeja usar sob o jaleco. Será necessário ter as medidas do peito, da cintura, dos quadris e da costura interna das pernas.

    Loading...
  2. Compre um modelo para um conjunto de jalecos usando suas medidas e a tabela na parte de trás do envelope do molde. Os tamanhos de moldes de costura não são iguais aos tamanhos de roupas compradas prontas, portanto, assegure-se de comprar um modelo de acordo com suas medidas.

  3. Compre a quantidade de tecido descrita para seu tamanho na parte de trás do envelope. Algodão de peso médio é ideal para jalecos. Pré-lave e seque o pedaço todo do tecido antes de cortar os moldes para que ele possa encolher sem estragar as peças prontas.

  4. Corte o modelo e o tecido em seu tamanho seguindo as instruções. Transfira todas as marcações do molde ao tecido usando o giz de costureiro ou um lápis de marcação. Essas marcas fazem com que seja mais fácil combinar e costurar os pedaços de tecido.

  5. Experimente a camisa e a calça após alfinetá-las para garantir que sirvam da maneira adequada. Mova-se um pouco para ter certeza de que a roupa não está restringindo seus movimentos de qualquer forma. Se não estiver servindo direito, alfinete as costuras novamente até chegar no ponto desejado.

  6. Costure os pedaços como instruído pelo modelo. Experimente as peças novamente após fazer as costuras principais, particularmente as laterais, para ter certeza de que a roupa serve da forma desejada.

  7. Alfinete as bainhas da camisa, da manga e das calças no comprimento desejado e faça uma marcação com o giz de costureiro. Corte sobras com 5 cm a mais do que a marcação. Dobre a bainha 2,5 cm no lado avesso e, em seguida, dobre mais 2,5 cm, criando uma espessura de 2,5 cm de largura guardando as bordas do tecido e costure as bainhas.

  8. Corte a cintura da calça a aproximadamente 3 cm acima da cintura. Faça um compartimento para o elástico de 2,5 cm da seguinte forma: vire a bainha da cintura para baixo em 6 mm e, em seguida, faça uma dobra de 3 cm, deixando a dobra de 6 mm dentro da bainha e criando um compartimento de 2,75 cm. Faça pontos retos ao redor dessa área, deixando uma lacuna de 5 cm. Enrole o elástico ao redor de sua cintura para determinar a quantidade necessária e corte. Insira o elástico no compartimento para que a cintura esteja franzida no elástico. Costure as pontas e redobre a lacuna de 5 cm para que o elástico fique dentro do compartimento. Costure a lacuna e distribua os franzidos ao redor da largura da cintura.

Loading...

O que você precisa

  • Fita métrica
  • Modelo de costura para a camisa do jaleco
  • Tecido de algodão
  • Alfinetes
  • Tesoura
  • Lápis ou giz de costureiro
  • Linha
  • Máquina de costura
  • Elástico de 2,5 cm para ser colocado ao redor da cintura

Referências

Loading ...
Loading ...