×
Loading ...

Cozinha e higiene pessoal

Contaminação cruzada, em que germens de alimentos crus são transferidos a outros alimentos e superfícies da cozinha, é a causa primária de intoxicação alimentar. As pessoas e os animais também podem levar os germens à cozinha. A intoxicação alimentar é facilmente evitável, contanto que haja manuseio adequado dos alimentos e limpeza da cozinha. Se for cozinhar, também é importante que pratique boa higiene pessoal.

Lavar as mãos com frequência é uma importante prática na cozinha (kitchen sink image by jedphoto from Fotolia.com)

Comece pelas mãos

Lave bem as mãos com água quente antes de começar a cozinhar. Também se deveria lavar as mãos imediatamente depois de manipular alimentos crus ou pratos sujos enquanto está na cozinha. Se sair da cozinha para ir ao banheiro, tirar o lixo, comer ou fumar, deve-se lavar a mão ao regressar. Use toalhas de papel para limpar as mãos ao cozinhar, em vez de toalhas de prato.

Loading...
Lave bem as mãos antes de cozinhar. (hands in hands against sky, friendship concept image by JoLin from Fotolia.com)

Vestuário e joias

Use roupa e avental limpos quando trabalhar na cozinha. Se usar joias, o ideal é tirá-las antes de tocar diretamente nos alimentos. Germes e as bactérias podem aderir as joias.

Use roupa e avental limpos ao trabalhar na cozinha (jewelery ceramic bowl image by Slobodan Djajic from Fotolia.com)

Esteja preparado para os primeiros socorros

Incidentes podem ser comuns na cozinha. Facas afiadas e outros instrumentos podem causar cortes e superfícies quentes podem causar queimaduras. Se se machucar, deixe de cozinhar imediatamente e cuide da ferida. Cortes devem ser estancados para evitar o contato com alimentos ou utensílios. Se tiver curativo na mão ou no braço, cuidado para que não caia no alimento que está preparando. Uma boa ideia é usar luvas limpas e descartáveis.

Use luvas limpas e descartáveis (Wound image by DXfoto.com from Fotolia.com)

Cabelos e unhas

Se tiver o cabelo cumprido, coloque-os para trás antes de começar a cozinhar. Também deve-se ter cuidado ao limpar debaixo das unhas e lave as mãos antes de cozinhar. Evite o uso de esmalte de unhas na cozinha.

Evite o uso de esmalte de unhas na cozinha (Painting Fingernails image by Amanda White from Fotolia.com)

Cozinheiros saudáveis, cozinhas saudáveis

Evite preparar alimentos se estiver doente ou com intoxicação alimentícia. Não cozinhe se estiver com doença contagiosa que se transmite ao espirrar ou tossir. Se tossir ou espirrar nas mãos, assegure-se de lavá-las antes de continuar a cozinhar. Não coma, beba ou masque chiclete enquanto cozinha.

Cozinheiros saudáveis, cozinhas saudáveis (Cook woman cooking on the kitchen image by Andrey Kiselev from Fotolia.com)
Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...