×
Loading ...

Como criar músicas e sons para jogos

Criar músicas e efeitos sonoros não é o mesmo que criar a trilha sonora de um filme. Se um jogo tem uma excelente trilha, a experiência ao jogá-lo será muito melhor, e a ambientação será mais imersiva e convincente. Há alguns pontos a se considerar e ferramentas para se ter em mãos, quando se vai criar efeitos sonoros e músicas para jogos eletrônicos.

Instruções

Criar sons de jogos é tão importante quanto o game em si (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)

    Passo 1

  1. Familiarize-se com o jogo com o qual irá trabalhar. Lembre-se que a ação nele pode ser extremamente dinâmica, sendo que em um segundo o protagonista estará viajando através de uma pacífica zona rural, no próximo ele poderá estar lutando contra um dragão. Conceitualize qual tipo de música se encaixa no tema do seu game, e já tenha ideias musicais prontas para qualquer situação.

    Loading...
    Passo 2 (Ciaran Griffin/Photodisc/Getty Images)
  2. Compre um programa de notas musicais, como o Finale ou o Sibelius. Eles permitirão que você anote eletronicamente as ideias que tiver simultaneamente, e tocá-las de volta em tempo real. Estes programas irão permitir que você crie partituras multifônicas completas, e salve partes separadas em arquivos individuais. Você pode imprimir as partituras de suas músicas ou salvá-las como arquivos MIDI que poderão ser utilizadas em programas de sequenciamento.

    Passo 3 (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)
  3. Considere os tipos de efeitos sonoros que o jogo exigirá. Se o game é o jogo de tiro futurista, você precisará criar sons de tiros, lasers, e sons gerais de objetos se espatifando e de baques surdos. Se está sonorizando um jogo de corrida, você necessitará de gravações de sons de motores, batidas e do público torcendo.

    Passo 4 (Comstock/Stockbyte/Getty Images)
  4. Compre um programa de sequenciamento, como o ProTools, Cubase ou o Digital Performer. Além de suas funções de sequenciamento, esses programas permitirão que você grave música ao vivo. A única limitação neste ponto é sua imaginação. Você pode gravar qualquer coisa que desejar. Alternadamente, você pode importar os arquivos MIDI que criou com seu programa de notas musicais e atribuir instrumentos virtuais para tocar as partituras que você escreveu.

    Passo 5 (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  5. Teste as suas criações sônicas tocando-as juntamente com o jogo. Jogue um nível enquanto ouve a música que criou. Pergunte-se se a música é apropriada para aquela fase, e se serve para aprimorar a experiência de imersão. Faça qualquer ajuste ou mudança necessária. As chances são boas que ao menos alguns aspectos da suas partituras originais precisarão de revisão.

Loading...

Dicas

  • Faça experimentos com os efeitos inclusos no seu programa de sequenciamento. Estourar um saco de papel e aplicar alguns afeitos à sua gravação pode parecer como um barulho de tiro.

Aviso

  • Não se apegue muito às suas ideias inicias. Os outros produtores do jogo podem ter algo em mente quando você compartilhar o seu trabalho.

O que você precisa

  • Programa de gravação
  • Hardware (aparelhagem) de gravação
  • Programa de notas musicais

Referências

Loading ...
Loading ...