×
Loading ...

Como criar tilápias em tambores

A tilápia é um peixe delicioso que vem sendo criado em viveiros de aquicultura, desde os tempos egípcios. Elas podem ser criadas em tanques no fundo do quintal, tambores ou barris com bastante facilidade, desde que seu recipiente esteja montado corretamente. As tilápias ficam prontas para coleta, uma vez que tenham atingido a maturidade e estejam entre 15 e 25 cm de comprimento.

Instruções

Tilápias são peixes populares do leste da África (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

    Como criar tilápias em tambores

  1. Escolha um barril ou um tambor grande que tenha pelo menos 75 cm de profundidade, com uma grande área de superfície. Limpe o tambor. Coloque as rochas e o cascalho, bem como as plantas (flutuantes e submersas).

    Loading...
    Escolha um barril ou um tambor grande que tenha pelo menos 75 cm de profundidade (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)
  2. Compre e instale um aquecedor de aquário, caso a temperatura caia abaixo de 10 ºC. Escolha um local que irá receber a luz solar adequada, mas que não fique exposto a chuva forte, o que pode causar o transbordamento do tambor.

    Compre e instale um aquecedor de aquário caso a temperatura caia abaixo de 10 ºC (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)
  3. Adicione uma pequena pá cheia de adubo natural no seu barril. Esterco de galinha funciona bem. A tilápia gosta de se alimentar de insetos aquáticos, algas e plantas com altos níveis de nutrientes. Encha o seu barril com água e deixe descansar por uma semana para descloretar e assentar.

    Adicione uma pequena pá cheia de adubo natural no seu barril (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)
  4. Estoque o seu barril com os peixes. O número de peixes que você pode estocar vai depender do tamanho do seu barril. Cerca de dois ou três peixes adultos são recomendados por metro quadrado de área de superfície de água.

    Estoque o seu barril com os peixes (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)
  5. Alimente as tilápias diariamente. Fornecendo ração suficiente para que elas possam comer entre 5 e 10 minutos.

    Alimente as tilápias diariamente (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)
Loading...

Dicas

  • Fertilize o tambor ou barril, uma vez por mês, utilizando esterco de galinha para promover o crescimento de algas.
  • Fure pequenos buracos na borda do barril um pouco acima da linha desejável de água, para reduzir as chances de transbordar durante uma tempestade.

Aviso

  • Por serem peixes tão resistentes, as tilápias são consideradas uma espécie invasora em muitas áreas. Verifique se na sua cidade não há restrições sobre criá-las e nunca liberte-as na natureza.

O que você precisa

  • Um tambor ou barril grande
  • Pedras e cascalho
  • Plantas aquáticas
  • Um aquecedor
  • Adubo
  • Água
  • Ração para peixes

Referências

Loading ...
Loading ...