×
Loading ...

Cuidados ao saltar de paraquedas

Pular de um avião com um paraquedas é garantia de ter adrenalina correndo pelas veias. Contudo, o paraquedismo é uma atividade potencialmente perigosa, pois muita coisa pode dar errado. Para ter certeza de que a sua experiência vai dar certo, é preciso algumas precauções, antes de dar o grande salto.

O paraquedismo é uma atividade arriscada (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)

Paraquedas

A precaução mais básica a ser tomada envolve o paraquedas. Antes de saltar, certifique-se de que o sistema de liberação esteja funcionando bem e que você tenha um segundo paraquedas na mochila, como plano B. Desse modo, se o primeiro paraquedas falhar, o segundo o substituirá e permitirá um pouso seguro. Garantir que esteja usando um paraquedas moderno e retangular também permite que você diminua a velocidade, à medida que se aproxima do solo, assegurando um pouso suave e sem danos.

Loading...

Condições climáticas

Evite saltar de paraquedas em condições climáticas perigosas; embora isso pareça óbvio, alguns paraquedistas não consideram que certas condições, como vento leve e nebulosidade, imponham perigo. Contudo, o vento pode dificultar bastante o salto, e iniciantes não devem saltar se a velocidade do vento for superior a 25 km/h. Do mesmo modo, a nebulosidade não permite que a aeronave suba o suficiente para providenciar um tempo adequado para a execução dos procedimentos de segurança, caso alguma emergência ocorra durante o salto. Portanto, mesmo essas condições aparentemente inócuas podem representar perigos muito reais.

Dispositivos

Paraquedistas iniciantes talvez não compreendam a quantidade de adrenalina e tensão que irão sentir durante o primeiro salto. Por isso, eles podem não conseguir ativar o paraquedas de modo adequado. Os Dispositivos de Acionamento Automático, ou DAA, ativam o segundo paraquedas quando sentem que a pessoa atingiu certa velocidade, garantindo um pouso seguro. Assim sendo, eles são uma parte importante do equipamento para iniciantes e até mesmo paraquedistas experientes.

Precauções físicas

Embora os paraquedistas obviamente não devam saltar quando estão fisicamente mal, outras enfermidades, que não parecem perigosas, podem se mostrar nocivas em certas condições. Pessoas resfriadas ou congestionadas podem avariar o ouvido quando pulam do avião, enquanto mulheres grávidas correm o risco de prejudicar o bebê. Do mesmo modo, indivíduos que doaram sangue recentemente devem esperar para saltar de paraquedas, pois a pressão sanguínea geralmente abaixa.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...