×
Loading ...

Como cuidar de uma bicicleta com quadro de carbono

Assim como o aço, alumínio e titânio, o carbono tem se tornado um dos materiais mais usados para fazer quadros de bicicletas. O carbono é comparativamente leve e resistente e é um dos materiais preferidos pela elite do ciclismo. Considerando-se a qualidade e a performance do material, quadros de carbono podem custar milhares de reais. Cuidar devidamente da bicicleta ajuda a prolongar a vida útil e prevenir danos a peças caras.

Instruções

Bicicletas com quadros de carbono necessitam de cuidados extras (cicl15 image by Paco Ayala from Fotolia.com)
  1. Guarde a bicicleta de uma maneira que minimize a pressão nos tubos do quadro. Prensas e alças usadas em oficinas podem rachar os materiais compostos do quadro se estiverem muito apertadas. Ao usar um suporte para bicicletas, prenda a bicicleta pelo tubo do selim e não pelos triângulos do quadro.

    Loading...
  2. Limpe o quadro regularmente. Lavar a bicicleta ajuda a deixar a tinta protetora limpa e também permite a inspeção de rachaduras e outras falhas no carbono. Ainda, isto remove o sal acumulado pelo suor, que pode ter efeito corrosivo nas peças de alumínio presas no quadro de carbono.

  3. Não deixe a bicicleta sob temperaturas altas, como debaixo do sol do verão ou abafada dentro de um carro. Muito calor pode enfraquecer o material composto de carbono.

  4. Leia o manual do proprietário para aprender os valores recomendados de torque para a bicicleta. A chave de torque é usada para prender porcas e parafusos no quadro e é preciso usar a pressão recomendada para não apertá-los demais. Muita pressão pode esmagar fibras de carbono delicadas, levando o quadro a rachar. Utilize uma chave de torque para garantir o encaixe adequado.

  5. Leve o quadro de carbono para manutenção regular em sua oficina. Durante a manutenção, o mecânico irá inspecionar o quadro, procurar por danos e rachaduras que olhos despreparados não perceberam.

Loading...

O que você precisa

  • Chave de torque

Referências

Loading ...
Loading ...