×
Loading ...

Como cuidar da cara de um pug

A cara de um pug é diferente de outros cães por causa de suas rugas e focinho achatado. Enquanto outras raças tem focinhos mais longos, a cara do pug possui um focinho curto que é quase nivelado com o resto da cara. Como resultado, os olhos tem uma protuberância ligeira e são menos protegidos. O focinho encurtado do pug pode levar a dificuldades respiratórias. Enquanto a maioria deles vivem vidas longas e saudáveis​​, é importante cuidar da cara dele corretamente para protegê-lo contra as vulnerabilidades de seu nariz, orelhas, boca e olhos.

Instruções

A cara de um pug é diferente de outros cães por causa de suas rugas e focinho achatado (Chris Amaral/Digital Vision/Getty Images)
  1. Limpe o espaço entre as pregas faciais de seu pug três vezes por semana. Use um pano quente e úmido e limpe entre as rugas. Remova as partículas de alimentos, sujeiras, resíduos faciais e outros detritos. Continue limpando com o pano molhado entre as rugas até que nenhum resíduo fique no pano.

    Loading...
  2. Aplique uma leve camada de vaselina entre as pregas faciais de seu pug. Ela lubrifica e protege a área, uma vez que ela pode ser um pouco mais sensível à limpeza.

  3. Limpe o exterior das orelhas do pug com um pano uma vez por semana. Não passe o pano dentro das orelhas, pois isso pode danificar os tímpanos.

  4. Escove os dentes do seu pug uma vez por semana. Use uma escova de dentes e creme dental próprios para cães. Isso mantém o tártaro e outras doenças periodontais longe de seu animal.

  5. Passe shampoo no topo da cabeça de seu pug para limpar a pele dessa região. Mantenha o shampoo longe da cara do seu cão e se concentre no topo da cabeça. Use um shampoo próprio para cães, já que o shampoo humano pode irritar a pele do animal.

  6. Corte os pelos longos ao redor dos olhos, do nariz e da boca do cachorro. Ocasionalmente, os pugs têm pelos longos na área facial, o que pode interferir na respiração, visão ou alimentação. Peça para alguém segurar a cabeça do seu cão, enquanto você corta os cabelos que atrapalham.

Loading...

Dicas

  • Comece a cuidar da carinha do seu pug enquanto ele ainda for filhote, para que ele vá se acostumando às limpezas.

Aviso

  • Evite ao máximo entrar água nos ouvidos de seu pug enquanto você dá banho nele. Os pugs são particularmente propensos à infecções de ouvido.

O que você precisa

  • Pano macio
  • Água
  • Vaselina
  • Escova de dentes de cachorro
  • Creme dental para cachorro
  • Shampoo para cachorro
  • Tesoura
Loading ...
Loading ...