Como cuidar de uma cauda cortada

••• Apple Tree House/Lifesize/Getty Images

Você pode ter um cachorro que pertença a uma raça em que as caudas, normalmente, sejam cortadas - cirurgicamente encurtadas - logo após o nascimento, como o Doberman Pinscher. Você pode ter um cão adulto, como um Labrador ou Great Dane, que teve que passar por um corte de cauda de emergência como resultado de uma lesão grave. Em qualquer caso, uma cauda cortada requer alguns cuidados por parte do dono e, mesmo que os filhotes sejam cuidados por suas mães, você terá que acompanhar o local da cirurgia até que as incisões estejam totalmente curadas.

Como cuidar de uma cauda cortada

Passo 1

Mantenha a roupa de cama do cão limpa. Para filhotes, substitua os lençóis com mais frequência do que o habitual. Para cicatrizar, o rabo cortado precisará de um ambiente limpo, seco e livre de urina e fezes. Para um cão adulto que teve um corte de cauda de emergência, lave a sua cama, ou pelo menos a cobertura, antes que ele volte do veterinário.

Passo 2

Retire os curativos depois de dois ou três dias, ou sempre que o seu veterinário pedir. Use tesouras pequenas e seguras, tais como tesoura de bordar ou de ataduras, para cortar cuidadosamente as bandagens e fitas da ponta da cauda do cão.

Passo 3

Monitore o corte verificando por inchaço, vermelhidão e supuração, que são sinais de infecção. Fique de olho no seu cão adulto operado ou na mãe dos filhotes para garantir que o local da incisão não fique sendo lambido. Se o seu cão adulto não deixar a ponta da cauda recém-cortada em paz, coloque um colar elizabetano de plástico em volta do seu pescoço para restringir sua capacidade de alcance.

Passo 4

Leve os filhotes ou o cão de volta ao veterinário em cinco a sete dias para que os pontos sejam retirados se forem usados na cirurgia.

Mais recentes

×