×
Loading ...

Como cuidar de moedas antigas

O estado de uma moeda antiga é um dos fatores-chave para julgar seu valor, por isso, é importante cuidar bem das que você possui. Isso não significa apenas protegê-las contra colisões e riscos que podem ser feitos ​​pelo contato com outra moeda, mas também do dano a partir de fontes menos prováveis, como o ar e seus próprios dedos. No entanto, se você seguir alguns hábitos simples e comprar os materiais adequados para armazenamento, não haverá problema.

Instruções

Moedas velhas se desgastam quando entram em contato uma com a outra (coins 02 image by Natasha from Fotolia.com)
  1. Coloque um pano macio na sua mesa ou balcão para amortecer a superfície dura antes de examinar suas moedas antigas.

    Loading...
  2. Use luvas de algodão para manusear as moedas e protegê-las dos ácidos da sua pele. Essas luvas estão disponíveis em muitas farmácias.

  3. Escove as moedas levemente com um pincel bem macio antes de armazená-las para remover as partículas reativas do ambiente ao redor, uma vez que elas podem causar corrosão.

  4. Guarde as moedas individualmente ao invés de embalá-las em um único compartimento. Por alguns centavos cada, você pode comprar quadrados de 2x2 de papelão forrados em mylar, que é conhecido por ser um plástico transparente não reativo. Eles irão proteger suas moedas antigas da poeira, da ponta dos dedos e, até certo ponto, umas das outras. Como até o próprio oxigênio é um perigo para as moedas valiosas, elas devem ser armazenadas em cápsulas de plástico hermeticamente fechadas. Estas cápsulas oferecem a melhor proteção ao redor, mas têm a desvantagem de serem na faixa de R$ 2,15 cada. Ambos os itens estão disponíveis em lojas online de acessórios numismáticos.

  5. Mantenha sua coleção em uma caixa hermética para maior proteção. Caso não queira comprar uma caixa de exibição especial, uma lancheira hermética é igualmente eficaz.

Loading...

Dicas

  • Se você mora ao lado de uma estrada movimentada ou um canteiro de obras, coloque um pedaço de espuma sob sua coleção para garantir que as vibrações indesejáveis ​​não deixem suas moedas balançando.

Aviso

  • Todas essas precauções serão em vão caso as suas moedas não estejam em boas condições, então seja exigente com quais moedas você colocar à sua coleção e só escolha as melhores.

O que você precisa

  • Pano macio
  • Luvas de algodão
  • Pincel macio
  • Porta moedas
  • Caixa hermética

Referências

Loading ...
Loading ...