Como curar uma galinha que come os próprios ovos
David De Lossy/Photodisc/Getty Images
Há várias razões que fazem com que uma galinha comece a comer os próprios ovos. Se as cascas dos ovos forem finas, elas podem muitas vezes quebrar, o que é um sinal de má nutrição do animal. Galinhas que não têm uma dieta apropriada e aquelas que não bebem água fresca suficiente geralmente fazem de seus próprios ovos uma fonte de comida ou líquido nutritivo. Estresse e falta de recursos ou caixas de nidificação podem também contribuir para o problema. Se tem uma galinha que está comendo os próprios ovos, há várias maneiras de acabar com o problema.
Step 1
Forneça às galinhas uma dieta balanceada e nutritiva. Garanta que elas obtenham cálcio suficiente, alimentando-as com suplementos de cálcio. Mude para uma ração projetada especificamente para galinhas poedeiras. Aumentar a quantidade de cálcio ingerida fortalecerá as cascas dos ovos, fazendo-os menos suscetíveis a quebras.
Step 2
Forneça caixas de nidificação suficientes para suas galinhas. É essencial fornecer pelo menos uma dessas caixas para cada quatro galinhas do galinheiro. Posicione as caixas a pelo menos 60 cm acima do chão e vários centímetros dos poleiros.
Step 3
Mantenha as caixas cheias com pelo menos 5 cm material de nidificação limpo e seco. Verifique as caixas com frequência para assegurar-se de que o material esteja sempre fresco.
Step 4
Colete os ovos cedo e com frequência. Faça isso pelo menos uma vez de manhã cedo para evitar que as galinhas tenham chance de comer os ovos. Se tiver um problema maior com suas galinhas, comece a checar os ninhos várias vezes ao dia até que o problema esteja sob controle.
Step 5
Remova quaisquer fontes de estresse que afetem as galinhas ou a área do ninho. Não permita que luz forte ilumine dentro das caixas de nidificação e não perturbe as galinhas enquanto elas estiverem botando. Se qualquer uma das galinhas estiver particularmente choca e causando estresse às outras, realoque-a.
Step 6
Propicie às galinhas um ambiente saudável. Dê a elas bastante espaço, comida balanceada e água fresca para mantê-las com saúde e felizes. Galinhas felizes são menos suscetíveis a desenvolverem problemas comportamentais, como, por exemplo, o ato de comer os próprios ovos.
Referências
Advertência
- Se uma galinha for particularmente teimosa e não parecer desistir do hábito de comer os próprios ovos, poderá ser necessário removê-la do grupo. Se permitir que ela continue no grupo, ela poderá influenciar negativamente as outras.
Sobre o Autor
Katherine Barrington has written on a variety of topics, from arts and crafts to pets, health and do-it-yourself projects. She has a Bachelor of Arts in English with a creative writing concentration from Marietta College.
Créditos Fotográficos
David De Lossy/Photodisc/Getty Images