×
Loading ...

Como usar uma curva francesa para costura

A curva francesa pode ser usada para personalizar a modelagem de roupas comerciais, que se baseia em tamanhos padronizados com o fim de se adequar ao que são considerados corpos médios. O tamanho padronizado nem sempre serve para todo mundo, e é por isso que saber como usar uma curva francesa é uma mão na roda. Essa ferramenta de desenho pode ser usada para personalizar facilmente modelagens comerciais, permitindo que costureiros as ajustem para servir em pessoas curvilíneas ou que precisam de uma gola mais baixa.

Instruções

As curvas francesas servem para desenhar moldes de roupas e ajustar peças com modelagens padronizadas (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)
  1. Acomode a peça criando uma curva onde for necessário, mesmo que a modelagem original seja em linha reta. Faça isso acrescentando suas medidas da parte correspondente do molde que você quer modificar e usando o lado curvo da régua para unir os pontos que você desenhou.

    Loading...
  2. Personalize a modelagem de uma saia ou calça. Você pode criar uma modelagem de saia ou calça que se ajuste bem ao seus quadris deslocando a curva francesa pelas costuras laterais até que as curvas se aproximem ao máximo das medidas de seu corpo a partir da cintura até os quadris. Desenhe as novas curvas. Esse método de alteração de modelagem da cintura aos quadris também pode ser usado para vestidos e sobretudos.

  3. Ajuste a modelagem para a parte superior dos quadris posicionando a curva francesa de modo que a parte reta fique na direção da barra para conseguir uma curva apropriada que sirva às suas medidas. Mude a curva do quadril para uma linha reta posicionando a curva francesa na direção oposta.

  4. Redesenhe a costura para sua linha de busto sem fazer com que os lados da modelagem fiquem sobrando. Para manter os dois lados iguais após realinhar a costura, use o lado da curva francesa que se adeque à linha de sua modelagem para criar uma nova linha de corte para sua peça.

  5. Crie uma nova linha de gola em uma modelagem primeiro decidindo a altura que você quer que ela fique. Demarque a medida na peça e então alinhe sua curva francesa com a marcação para que ela fique na linha de corte do molde para o ombro correspondente, que não deve ser alterada. Redesenhe a linha da gola seguindo a nova linha criada nessa posição da curva.

Loading...

Recursos

Loading ...
Loading ...