×
Loading ...

Como fazer um defumador com um tambor de 230 litros

Fazer um aparelho improvisado no qual você possa defumar seus alimentos pode soar assustador, especialmente ao considerar que defumadores comerciais podem custar centenas de reais. Algumas pessoas têm construído seus próprios defumadores de tambor há décadas. Esse projeto requer poucas habilidades além do uso da furadeira. O maior custo é o próprio tambor. Não deve levar mais que algumas horas -- fora o tempo necessário para comprar os materiais. Siga estes simples passos e você estará defumando sua própria carne muito em breve.

Instruções

Defumadores dão um gosto mais distinto a carnes (poulet au barbeque image by Jerome Dancette from Fotolia.com)
  1. Limpe toda a sujeira e ferrugem do tambor e esterilize-o queimando uma carga de carvão. Pinte-o com uma camada base de de resina epóxi resistente a ácidos, alcalinos, gorduras, umidade e altas temperaturas. Isso vai garantir que seu defumador dure mais e produza uma fumaça mais limpa, de acordo com o Instituto de Ciências Agrônomas e Gastronômicas da Universidade da Flórida.

    Loading...
  2. Coloque uma das grelhas a vários centímetros do fundo do tambor. Essa grade segurará o cesto de carvão, então, deve estar alta o bastante para deixar que o ar circule e mantenha o fogo aceso. Aperte quatro parafusos de aço inoxidável através das laterais do tambor para apoiar a grade. Use a frigideira de metal para segurar o carvão ou faça sua própria cesta com malha de metal pesada ou similares.

  3. Use o furador elétrico para fazer três ou quatro furos nos lados do defumador próximo ao fundo. Esses buracos serão usados para regular a passagem de ar enquanto cozinha. Cubra-os com ímãs se precisar de menos ar.

  4. Coloque quatro parafusos nos lados da defumadora nos lugares onde ficarão as grelhas. As grades ficarão apoiadas nos parafusos, permitindo fácil remoção e acesso ao defumador. Deixe espaço o bastante entre as grades e a tampa do defumador para cozinhar um peru. Se você usar a tampa plana que veio com o tambor, provavelmente haverá espaço para apenas uma grelha -- ou duas grelhas que segurarão quantidades menores de carne. Se achar uma tampa de churrasqueira portátil arredondada que sirva em cima do defumador, é possível ter duas grades e mais espaço para uma maior superfície de cozimento.

  5. Ponha carvão no cesto e acenda-o normalmente. Espere o fogo baixar para que o carvão produza bastante fumaça. Agora, basta defumar sua carne nas grelhas. Feche a tampa e ajuste a quantidade de ar necessária para manter o carvão em brasa retirando os ímãs dos buracos perfurados.

Loading...

Dicas

  • Se você investir um pouco mais de tempo, pode colocar adicionais em seu defumador:
  • Instale um termômetro na tampa para medir a temperatura interna. Coloque alças em cima do defumador. Instale rodinhas para mover o defumador mais facilmente. Você pode até construir uma prateleira com tábuas de madeira e prendê-la aos lados ou colocar uma prateleira de arame para segurar utensílios de cozinha. Lembre-se de fechar todos os buracos, excluindo os de ventilação, com o epóxi.

O que você precisa

  • Tambor de aço de 230 litros
  • Tinta base de resina de epóxi
  • 2 ou 3 grelhas que sirvam no tambor
  • 8 a 12 parafusos
  • Frigideira de metal ou malha de metal pesada
  • Furador elétrico
  • 3 ímãs (no mínimo)
  • Tampa de churrasqueira portátil que sirva no tambor (opcional)

Referências

Loading ...
Loading ...