Como um dentista drena um abscesso dentário

BananaStock/BananaStock/Getty Images
Depois de uma avaliação inicial para verificar se uma dor de dente é mesmo relacionada a um abscesso, o dentista pode receitar antibióticos poderosos para combater ou pelo menos conter a infecção. Um abscesso é, em sua forma mais básica, uma infecção do tecido mole ao redor da raiz de um dente, e antibióticos como o Augmentin, a amoxicilina e a penicilina podem ajudar a contê-la, diminuindo o inchaço até que o canal da raiz drenado. Como o abscesso é uma inflamação, ele pode inchar, pressionar a polpa da gengiva e do dente e causar dores fortes. O tratamento com antibióticos normalmente ajuda a reduzir o inchaço enquanto dá assistência ao corpo para combater a infecção, mas é uma solução temporária. Em casos extremos, a extração do dente pode ser necessária.
Tratamento de abcessos com antibióticos
O dentista perfura o dente
Depois de tratar o abscesso com antibióticos, geralmente por 2 a 4 semanas, o dentista começa o procedimento do canal de raiz ao anestesiar o dente e proteger a gengiva para preparar a perfuração. Usando um pequeno perfurador dental, o dentista começa a fazer o canal da raiz retirando a polpa infectada, morta e adoecida de dentro do dente. Conforme ele perfura esse material, as passagens que chegam até o fundo da gengiva são expostas; essas passagens longas e estreitas são conhecidas como a raiz do dente. Embora o dentista possa remover a maior parte da polpa do dente durante o processo de perfuração, esse fato não trata especificamente o abscesso; ao invés disso, ele cria o acesso até a raiz do dente por meio do qual o dentista usará ferramentas altamente especializadas para acessar o local exato da infecção.
O dentista drena o abscesso
Com a polpa do dente removida e as raízes facilmente acessíveis, o dentista já pode acessar e drenar o abscesso. Para realizar essa ação, os dentistas ou endodontistas (dentistas altamente treinados que se especializam em terapias de canal de raízes) usam um instrumento longo, estreito e flexível, como um limpador de cachimbos, para retirar detritos remanescentes e a polpa das raízes do dente. Este pequeno instrumento é especificamente desenvolvido para se projetar pelos canais bem no fundo da raiz do dente, penetrando na gengiva. Depois de usar a ferramenta para limpar todas as barreiras entre o abscesso e o ar, o sangue, o pus e as bactérias que fazem parte dele drenam por contra própria. Dependendo do dentista ou endodontista, ele pode deixar o abscesso drenando por vários minutos ou por algumas horas para ter certeza de que ele está completamente limpo. Uma vez que o abscesso esteja limpo, os dentistas geralmente fecham o dente com uma substância parecida com cimento e a ajustam com uma coroa temporária ou permanente.
O dentista pode precisar de uma "lança"
Enquanto a terapia de canal da raiz é, de acordo com o AnimatedTeeth.com, a maneira preferida de lidar com abscessos, algumas circunstâncias especiais podem exigir um procedimento mais imediato para eliminar a infecção. Em casos onde o paciente não pode esperar por uma terapia de canal da raiz para limpar um abscesso, o dentista ou endodontista pode usar uma agulha longa e oca, similar às usadas para injeções, para penetrar a gengiva e o tecido ao redor do abscesso. Uma vez que o dentista consegue acesso à infecção usando a agulha, ele pode drenar o máximo possível do abscesso e então administrar antibióticos para facilitar a recuperação até que o canal da raiz possa ser realizado.
Referências
Sobre o Autor
Keith Evans has been writing professionally since 1994 and now works from his office outside of Orlando. He has written for various print and online publications and wrote the book, "Appearances: The Art of Class." Evans holds a Bachelor of Arts in organizational communication from Rollins College and is pursuing a Master of Business Administration in strategic leadership from Andrew Jackson University.
Créditos Fotográficos
BananaStock/BananaStock/Getty Images