×
Loading ...

Dermatose de coelhos

A tinha em coelhos é uma infecção fúngica que causa lesões crostosas e vermelhas, que se formam na pele. Esse fungo espalha-se facilmente a outros animais que entrarem em contato com o coelho infectado.

A tinha em coelhos é uma infecção fúngica que causa lesões crostosas e vermelhas na pele (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Diagnóstico

A tinha em coelhos pode ser diagnosticada com o uso de luz negra, realizando-se um exame microscópico ou análise de uma cultura da pele.

Loading...

Medicação prescrita

Uma medicação oral para a dermatose pode ser prescrita e normalmente é administrada por até 14 dias.

Medicação tópica

Os cremes medicinais tópicos também podem ser usados para tratar a dermatose em coelhos. Os pelos em torno das lesões da tinha devem ser tosados antes da aplicação de qualquer medicação tópica.

Xampus medicinais

Os xampus medicinais podem ser usados para tratar dermatose em coelhos. Deve-se tomar cuidado para assegurar que o xampu não entre nos olhos do animal.

Tratamento ambiental

Os esporos do fungo da tinha podem viver na cama e gaiola do coelho por até 18 meses. A cama deve ser trocada e sua gaiola desinfetada completamente com uma solução de alvejante diluído para prevenir a reinfecção.

Advertência

Deve-se usar luvas ao manusear um coelho infectado por tinha porque o fungo pode ser transmitido aos humanos. Quaisquer instrumentos de arrumação usados durante o tratamento da dermatose deve ser sanitizado.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...