Como descobrir se um elemento é um íon

••• Ryan McVay/Photodisc/Getty Images

Os átomos são compostos de três partículas: prótons, nêutrons e elétrons. O núcleo é composto por prótons e nêutrons e contém cargas positivas e neutras, respectivamente. Os elétrons estão localizados ao redor do núcleo e têm uma carga negativa. Todos os átomos elementares contêm o mesmo número de prótons e elétrons, dando-lhes, assim, uma carga neutra. Um íon é qualquer elemento que contém um número diferente de prótons e elétrons, resultando em ou um átomo carregado positivamente ou negativamente. Identificar se um elemento é um íon ou não é um processo muito simples.

Passo 1

Identifique a carga do elemento. A carga é igual ao número de prótons menos o número de elétrons. O número de prótons é igual ao número atômico do elemento dado na tabela periódica. O número de elétrons é igual ao número atômico menos a carga do átomo.

Passo 2

Um elemento com uma carga ou positiva ou negativa é classificado como um íon. A carga do elemento deve ser sempre representada ao lado do símbolo se ele for um íon. Por exemplo, os íons de sódio e cloreto são escritos como Na+ e Cl-, respectivamente.

Passo 3

Chame um íon com uma carga positiva de cátion e um de carga negativa de ânion.

Mais recentes

×