×
Loading ...

Como desenhar uma carreta

Uma carreta, ou reboque, é um tipo de caminhão que possui uma cabine forte o bastante para puxar um grande reboque. As cabines, normalmente, apresentam 10 rodas e as carretas têm uma configuração de oito rodas. Estas cargas pesadas colocam caminhoneiros na estrada quase o tempo todo e, por isso, muitas cabines de caminhões possuem uma área de sono atrás dos assentos do motorista e passageiro. Desenhar uma carreta é puramente dependente de como o caminhão deve se parecer e qual referência é utilizada para auxiliar a construção visual.

Instruções

A aparência física de uma carreta é um tanto gigante (Thinkstock/Comstock/Getty Images)
  1. Procure uma coleção de imagens de carretas e selecione a imagem que melhor reflete a visão do caminhão que deseja desenhar.

    Loading...
  2. Faça um esboço da cabine principal do caminhão, fazendo um contorno básico. Mantenha as marcas de lápis leves para que você possa facilmente apagar todas as linhas não congruentes com o resto da imagem. A maioria das cabines de caminhões contará com linhas quadradas, então tenha isso em mente quando fazir o esboço inicial do contorno dessa parte do caminhão.

  3. Esboce o reboque preso à cabine do caminhão se ele aparecer na posição angular da imagem que escolheu. Eles são retangulares mas, dependendo do ângulo do seu desenho, pode não ser um retângulo exato. Tome nota de como o reboque na imagem é posicionado e aplique isso ao seu desenho. Use as mesmas marcas de lápis sobre essa parte do caminhão, assim como fez com a cabine. Se necessário, use uma régua para auxiliá-lo na elaboração de linhas retas e longas.

  4. Esboce a cabine e o reboque do caminhão para que ele tenha uma estrutura definitiva no desenho. Compare seu desenho com a imagem que está usando como referência e altere quaisquer diferenças que notar com o esboço básico. Apague as marcas de lápis desnecessárias para a imagem neste momento na área delineada.

  5. Adicione detalhes à cabine do caminhão, dando uma aparência mais reconhecível. Comece com a frente e não se esqueça de se concentrar em todas as luzes, para-choques, rodas, espelhos, portas e outros acessórios, como mostra na imagem escolhida como referência. Continue adicionando mais detalhes, trabalhando em pequenas seções do caminhão de cada vez até que você tenha chegado ao final do caminhão. Tome nota de todos os rebites e seções do caminhão que ligam cada uma das partes. Apague as marcas de lápis ou outras linhas desnecessárias que contradizem a forma do caminhão e suas características.

  6. Adicione sombreamento ao caminhão nas áreas necessárias para deixá-lo similar à fotografia. Assim como ela, o desenho deve ter uma única fonte de luz que reflita em todas as partes do caminhão, criando sombras e linhas mais escuras em áreas que estariam escondidas do caminho da fonte de luz.

  7. Contorne o caminhão com caneta. Apague as marcas de lápis que se destacam da tinta para limpar a imagem. Você deve verificar constantemente o desenho e a imagem para notar as diferenças e semelhanças entre os dois.

Loading...

O que você precisa

  • Superfície de desenho
  • Lápis
  • Borracha
  • Caneta
  • Imagens de carretas

Referências

Loading ...
Loading ...