As desvantagens do trabalhador voluntário
Jupiterimages/Creatas/Getty Images
Organizações como a Hands on Network e o Instituto Points of Light sabem da importância do reconhecimento dos voluntários, e se esmeram em destacar atividades atividades como as da Semana Nacional do Voluntário, evento anual que é reservado para o reconhecimento de todos os voluntários ao redor do mundo. Apesar de alguns benefícios, como o do reconhecimento público, virem junto com o voluntariado, não se deve oferecer como voluntário isoladamente, nem se deve ignorar as desvantagens de um trabalhador voluntário antes de fazer o compromisso.
Rotina
Várias empresas e organizações encontram alívio de sobrecarregamento de trabalho em seus voluntários, que podem fazer uma gama de trabalhos temporários. Em um acampamento de jovens, por exemplo, o voluntário pode ser solicitado a simplesmente ajudar a ''ficar de olho'' nas crianças num dia de viagem ao campo e, em seguida, ser convidado a varrer o chão depois de um piquenique, lanches ou um almoço. Por você ser considerado como necessário na maior parte do tempo, quando e o que você faz pode mudar constantemente. Para pessoas que gostam de manter o mesmo horário e rotina, isso pode ser frustrante. Obviamente, você poderá pedir para fazer sempre um mesmo trabalho em um mesmo horário durante a seu tempo de voluntariado, mas é improvável que este tipo de solicitação seja sempre concedida.
Tempo
O trabalho voluntário tira boa parte do seu tempo. Dependendo do tipo de trabalho voluntário, você pode dedicar poucas horas do seu tempo por mês, ou poucas por dia. Se você já possui uma agenda lotada, é importante que seja voluntário num lugar onde a sua ajuda não seja tida como primordial. Do contrário, você pode se esgotar e acabar se prejudicando na sua vida pessoal e profissional, bem como afetar a vida das pessoas as quais você dedica o seu trabalho voluntário.
Pagamento
Alguns voluntários, com a finalidade de conseguir uma posição remunerada dentro de uma organização ou empresa, oferecem o seu voluntariado. Porém, nem sempre é certo que o seu trabalho voluntário acabe se transformando num trabalho remunerado. Então, não seja voluntário apenas com o objetivo de arraigar-se num negócio, a menos que você seja realmente apaixonado pela sua causa ou tipo de trabalho. Desta forma, você vai se poupar do desgosto de trabalhar sem remuneração.
Mais Artigos
Como expor um chefe mentiroso e manipulador→
Funções e responsabilidades de um supervisor assistente→
Como celebrar seu aniversário sozinho→
Como saber se o seu chefe está gostando de você?→
Como enviar um e-mail a seu professor avisando que não vai à aula→
Como dizer que está grávida em uma entrevista de emprego→
Referências
Recursos
Sobre o Autor
Tandeace Hairston's articles appear in relationship and family publications. She's been named "Best Writer" by the National Association of Black Journalists, is founder and president of HeartShape Relationship Advocacy, Inc. and is publishing her first book on healthy relationships in 2012. Hairston holds a Bachelor of Arts in journalism from Temple University and a Master of Arts in Christian counseling from Jacksonville Theological Seminary.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Creatas/Getty Images