Como descobrir a corrente a partir de uma potência trifásica

Voltímetro

Polka Dot Images/Polka Dot/Getty Images

Os motores elétricos trifásicos são usados na indústria e também como geradores em caso de emergência. As três entradas carregam a mesma corrente elétrica e a potência transferida se mantém constante, fluindo em uma carga linear e balanceada. Para fazer a conversão de potência para ampères (A), você vai precisar da tensão e fator de potência do motor elétrico. O fator de potência define o atraso entre a tensão e o fluxo de corrente. Este número se encontra na placa metálica de identificação da maioria dos motores trifásicos.

Passo a passo da conversão

Step 1

Assegure-se de que as suas medidas estejam nas unidades de medidas padrão. Para um motor ou gerador em kilowatts, converta para watts. 1kW = 1000 watts.

Step 2

Descubra a tensão de trabalho caso ela não seja conhecida. Use um voltímetro digital de qualidade para medir a tensão de linha entre quaisquer duas das três saídas.

Step 3

Encontre o fator de potência (f.p. ou cos(fi)) na placa de identificação do motor. Para um circuito puramente resistivo, o fator de potência é igual a 1 (ideal).

Step 4

Use a fórmula da lei de Ohm: Potência (watts) = Tensão (volts) x Corrente (ampères).

Reorganize a equação para potência trifásica e isole a corrente para achar seu valor.

Corrente (ampères) = Potência (watts) divida pela tensão (volts), pela raiz quadrada de 3 (aproximadamente 1,732) e pelo fator de potência. (I = P/(V1.732f.p.)

Step 5

Substitua os valores da potência que precisa converter (em watts), da tensão (em volts) e do fator de potência para achar a corrente (em ampères).

Step 6

Exemplo: usando esta fórmula para calcular a corrente de um gerador trifásico que com potência de 114kW, uma tensão de 440 volts e um fator de potência de 0.8, obtemos:

I = P/(V1.732f.p.). Multiplique 144kW por 1000 para obter a potência em watts. A equação ficará desta forma: I = 1141000/ (4401.732*0.8) = 187 ampères. Logo, a corrente será de 187 ampères.

Step 7

É muito importante identificar os três tipos de potência:

Potência ativa (real ou verdadeira) é a medida em watts (W) e é a potência drenada pela parte resistiva do circuito/sistema para efetuar um trabalho.

Potência reativa é a medida em volt-ampère (reativo VAR). A potência reativa é armazenada e descarregada por motores de indução, transformadores e solenoides.

A potência aparente é medida em volt-ampère (VA), sendo obtida multiplicando a tensão em um sistema de corrente alternada por todas as correntes que fluem neste mesmo sistema. Ela é a soma vetorial das potências ativa e reativa.

A relação entre a potência ativa e reativa é dada por: 1kVA = 1kW/(fator de potência) ou 1kW=1kVA*(fator de potência)

eHow Brasil
×