Como fazer um diagrama de marcos de projeto

••• Chart analysis image by Dmitriy Lesnyak from Fotolia.com

Um diagrama de marcos de projeto, comumente referido como um diagrama de Gantt, é usado para delinear as tarefas em um projeto e mostrar quando elas devem ser iniciadas e concluídas. Os gerentes de projetos usam os diagramas de Gantt para apresentar os detalhes e as etapas de um projeto e para atualizar os membros da equipe sobre a situação das diversas tarefas. Eles podem também ser usados ​​para mostrar que as tarefas dependem de outras tarefas.

Fazendo um diagrama no Microsoft Project

Passo 1

No programa Microsoft Project, abra um novo documento que mostra duas janelas (uma para as tarefas e outra para o diagrama).

Passo 2

Na coluna das tarefas, digite cada uma das tarefas do projeto e a duração para completar cada uma delas na coluna de duração.

Passo 3

Para a primeira tarefa, digite a data em que você gostaria de iniciá-la.

Passo 4

Para cada uma das tarefas, identifique quais outras tarefas são antecessoras ou devem ser concluídas antes do início da próxima tarefa. O número associado à tarefa que deve ser concluída em primeiro lugar deve ser inserido na coluna predecessora.

Passo 5

O sistema irá automaticamente programar uma data final com base na data de início e a duração de cada tarefa, e o sistema irá gerar um diagrama de Gantt mostrando a duração de cada uma.

Fazendo um diagrama no Microsoft Excel

Passo 1

Abra uma nova planilha no Excel.

Passo 2

Digite o nome de cada tarefa na primeira coluna. Na segunda coluna, digite a data de início prevista. Digite o número de dias completos para a tarefa na terceira coluna e o número de dias restantes para completar a tarefa na quarta coluna.

Passo 3

Selecione a área da planilha em que você deseja fazer um gráfico e abra o assistente de gráficos. Selecione a opção "Gráfico de barras empilhadas" como o tipo de gráfico que você deseja gerar e selecione "Terminar".

Passo 4

Selecione a coluna com a data de início. Vá a "Padrões" e selecione "Formatar Série de Dados". Uma vez que a janela estiver aberta, escolha "nenhum" para ambas as bordas e para a área das abas. Selecione o eixo Y do gráfico e a guia "Escala". Insira o valor "60" para a unidade principal, o que representa cerca de dois meses, e "1" para a unidade pequena, que representará um dia. Os valores mínimos e máximos devem corresponder às datas que você deseja capturar no seu diagrama. Certifique-se de que a caixa para "Eixo de categoria cruza no valor máximo" esteja marcada.

Mais recentes

×