×
Loading ...

Dicas e exemplos de bons textos sobre sua vida pessoal

Muitas vezes você precisa escrever um texto sobre sua vida como parte de um processo seletivo para estudos ou trabalho. Seu propósito é apresentar eventos importantes, seus objetivos e sonhos. Escrever uma redação impactante é simples caso você tenha passado por eventos que mudaram sua vida; apenas se concentre em usar suas habilidades de escrita e na correção gramatical. Seguir algumas dicas pode ajudá-lo a escrever um bom texto para conseguir a vaga que deseja.

Escreva um texto que a comissão de seleção adorará (computer image by Ewe Degiampietro from Fotolia.com)

Conteúdo

É importante examinar eventos significativos e pontos de mudança em sua vida (veja a "Referência 1"). Pense sobre coisas que aconteceram em sua vida que o fizeram reconsiderar seu lugar no mundo. Exemplos de conteúdo relevante incluem trabalho voluntário significativo e intercâmbios internacionais. Também é importante investir tempo pensando sobre o que o evento significou. Não relate simplesmente o que aconteceu, fale sobre seu significado e o efeito que teve na forma que você vê a vida (veja a "Referência 2"). Demonstre que o evento desenvolveu uma paixão, sonho e esperança de ajudar a humanidade, por exemplo. Mostre também como conseguir a vaga o ajudará a realizar seu sonho altruísta.

Loading...

Explicações especiais

Algumas vezes, surgem situações sobre as quais você tem pouco controle e que influenciam sua carreira acadêmica ou profissional. Caso você tenha precisado fazer uma pausa em suas atividades, é inteligente explicar o motivo (veja a "Referência 1"). Você também pode querer explicar quedas de desempenho escolar ou mudanças de trabalho que envolvam salários menores ou menor prestígio. A honestidade é a chave aqui e pode contar pontos positivos para a banca. Contar que seu pai faleceu ou que você foi diagnosticado com distúrbio de déficit de atenção pode conquistar alguma simpatia. É claro, evite discorrer sobre problemas com a justiça ou períodos de rebeldia.

Conselhos sobre escrita

Depois de selecionar o conteúdo, a gramática e vocabulários utilizados são importantes. Nunca entregue a primeira versão do texto, pois ela tipicamente tem algumas questões básicas que você pode resolver apenas lendo-a em voz alta para outra pessoa. Além disso, use exemplos específicos para mostrar a importância dos eventos que você descreveu (veja a "Referência 3"). Aprofunde-se no assunto e revele pequenos momentos que o marcaram. Por exemplo, você pode dizer: "eu aprendi que crianças de comunidades carentes precisam de ajuda de quem teve mais sorte na vida e gostei de aprender mais sobre quem eu sou no processo também".

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...