×
Loading ...

Dicas para pré-adolescentes com incontinência urinária

A incontinência urinária, também chamada de enurese, pode ser muito estressante para um pré-adolescente e seus pais. Ela pode ser classificada como primária ou secundária: a enurese primária é quando a criança faz xixi na cama desde bebê; já a secundária começa alguns meses ou mesmo anos depois da criança já ter parado de fazer xixi na cama. A Academia Americana de Pediatria diz que, embora o problema ocorra mais frequentemente em meninos, também pode ocorrer em meninas.

Ajude seu filho com incontinência urinária (Jeff Randall/Digital Vision/Getty Images)

Causas da incontinência urinária

A causa exata da incontinência urinária em pré-adolescentes é desconhecida, mas, muitas vezes, é apenas uma fase do desenvolvimento. No entanto, existem alguns fatores de risco. Um trauma físico ou emocional pode ser a causa em algumas crianças. Já em uma criança mais velha, sua causa é muitas vezes hereditária. Se ambos os pais faziam xixi na cama quando pré-adolescentes, o filho tem uma chance de 80% de fazer o mesmo, de acordo com a Mayo Clinic.

Outros grupo de risco são: as crianças que dormem profundamente e não acordam se precisam urinar; as crianças com problemas de saúde como diabetes ou uma infecção urinária; e crianças com baixos níveis de hormônio antidiurético. Nesse último caso, o corpo pode produzir maiores quantidades de urina durante a noite, mas a bexiga não aguenta.

Loading...

Apoio e incentivo

Os pais devem proporcionar tranquilidade e ficarem calmos após a incidência de incontinência urinária. Não brigue ou fique com raiva. Ao invés disso, tranquilize o seu filho de que isso se trata de uma parte normal do crescimento e que um dia parará. Se um dos pais passou pela mesma coisa quando pré-adolescente, ele pode falar à criança sobre como aconteceu com ele, também.

Peça ao seu filho para cuidar da roupa de cama e lavá-la, não como um castigo, mas como uma maneira de ajudá-lo a cuidar de si mesmo. Use o reforço positivo e elogie as noites em que não ocorra. Mantenha essa questão entre você e seu filho para evitar constrangimento entre outros membros da família.

Tratamento da incontinência urinária

Faça o seu filho beber mais líquidos durante o dia, mas restrinja-os perto da hora de dormir, especialmente os que contêm cafeína. Isso pode ajudar algumas crianças a não molhar a cama, de acordo com a Academia Americana de Pediatria. Também pode significar que eles apenas urinarão menos durante a noite. Certifique-se de que seu filho use o banheiro antes de dormir e tente acordá-lo durante a noite para usá-lo novamente.

Treine o cérebro da criança para acordar à noite e urinar ou segurar até a manhã, praticando a contenção da urina durante o dia. Considere também usar um alarme de incontinência urinária ligado às roupas de baixo, o qual despertará se sentir a umidade e ajudará a treiná-lo para acordar durante a noite.

O seu filho também deve ser examinado por um médico para diagnosticar qualquer problema médico ou emocional subjacente que esteja causando a incontinência urinária, como diabetes, estresse ou uma infecção urinária. Às vezes, medicamentos podem ser prescritos para ajudar a controlar o problema, mas essa não é uma cura, de modo que a incontinência urinária pode voltar quando a medicação for interrompida.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...