×
Loading ...

Dicas para selagem de potes de geleia

Fazer conservas em casa é uma atividade divertida e gratificante para muitas pessoas; no entanto, para os fabricantes de conservas de primeira viagem, o método de processamento pode ser intimidante. Para armazenar um pote processado por um longo período de tempo, ele deve ser devidamente lacrado, senão pode se tornar perigoso para consumo. Se um pote não for selado corretamente, ele deve ser refrigerado imediatamente. Para fazer um procedimento mais seguro, siga as instruções na receita.

Algumas regras devem ser seguidas para selar corretamente a geleia caseira (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

Deixe um espaço na cabeça

Ao selar qualquer tipo de compota, geleia ou conserva, deve-se deixar um espaço de 1,25 cm na cabeça no topo do pote para uma vedação adequada. Se você não deixar espaço suficiente na cabeça, o conteúdo do pote vai ferver até o topo e ser "sugado" sob a tampa durante o processamento. A geleia que escapa sob a tampa deixa um resíduo que impede uma vedação adequada e possivelmente leva a uma contaminação perigosa. Da mesma forma, Se deixar muito espaço na cabeça do pote, ele não vai fechar. Durante o tempo de processamento (ebulição), o ar dentro do pote é sugado para fora, o que cria um selo de vácuo. Se houver muito ar, não haverá tempo suficiente durante o processamento para todo o ar ser removido e o pote não será selado.

Loading...

Limpe a borda

Para selar, a borda de vidro do pote deve estar desobstruída com a borda da tampa. Se gotas de geleia, pedaços de frutas ou cristais de açúcar caírem sobre a borda do pote durante o processo de enchimento, eles impedirão a selagem, tornando-a imperfeita. Mesmo se a borda do pote parecer limpa, limpe-a completamente com um pano limpo e úmido após o enchimento e antes de colocar a tampa.

Qualidade do equipamento

Os equipamentos usados na selagem são os potes, tampas e aros. Potes e aros podem ser reciclados várias vezes, enquanto permanecerem em boas condições de limpeza. As tampas, no entanto, são apenas para um uso. Cada vez que selar algo novo, deve-se usar uma tampa nova. Alguns fabricantes de conservas afirmam usar a mesma tampa duas vezes; no entanto, para um procedimento mais seguro, use sempre uma tampa nova. Os aros podem ser reutilizados até que comecem a enferrujar. Descarte todos os aros enferrujados, potes rachados ou trincados.

Aperte suavemente o anel

Como a vedação é o processo do ar sendo removido ou sugado para fora do pote, ela só pode acontecer se tiver espaço suficiente para uma saída. Antes de processar os potes com tampa, aperte delicadamente os aros. Um giro é tudo o que é necessário para manter a tampa e o aro ligados ao pote. Se você apertar o aro muito forte antes do processamento, o ar não pode escapar; Portanto, impedindo que a selagem aconteça.

Não perturbe

Após o processamento ser concluído, deixe os potes descansarem, assim eles podem selar por conta própria. Remova os potes do fabricante de conservas ou da panela de ferver com cuidado e coloque-os do lado direito para cima sobre uma toalha limpa ou tábua de madeira. Deixe-os descansar por 30 minutos a uma hora. Durante o período de esfriamento você ouvirá um som "pop" conforme cada tampa sela o pote. Após esfriarem, teste a selagem ao colocar o dedo sobre o centro da tampa. Se ele for sólido e não se mover ao ser pressionado, foi feita uma vedação adequada. Se a tampa salta para cima e para baixo quando pressionada, não houve selagem e o pote e seu conteúdo devem ser refrigerados.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...