×
Loading ...

Qual é a diferença entre caneleiras e tornozeleiras?

As caneleiras são feitas para manter a parte inferior da perna ou o tornozelo protegidos de impactos mais fortes, inclusive de chutes em esportes como o futebol. Elas consistem de equipamentos que cobrem a canela com uma cobertura plástica. Em alguns tipos, especificamente as tornozeleiras, elas são mantidas no lugar por tiras, enquanto outras ficam fixas nas meias. Essa é a maior diferença. Outras diferenças são de uso, estilo, desempenho e preferência.

Estilo e design

Caneleiras e tornozeleiras são diferentes em seu tipo de fabricação. Enquanto as caneleiras não envolvem o tornozelo, as tornozeleiras têm uma proteção para o tornozelo e ficam na base do pé. Essas últimas também têm proteções para a parte inferior do pé formadas por espuma em uma meia elástica, para que o pé se ajuste toda vez que ela for usada.

Loading...

Preferências de uso

Como as caneleiras e tornozeleiras são fabricadas de forma diferente, elas também são usadas para diferentes propósitos. Caneleiras podem ser melhores para corridas mais rápidas, por serem mais leves e não restringirem o movimento. Além disso, elas protegem menos. Elas também são apropriadas para jogadores avançados que conseguem mantê-las confortavelmente fixas nas pernas. Para crianças abaixo de dez anos ou jogadores inexperientes, mantê-las no lugar pode ser um problema, fazendo com que as tornozeleiras sejam uma opção, já que elas mantêm a proteção fixa à perna.

Nível de conforto

A tira que passa por baixo do pé e segura a proteção da canela pode puxá-la ocasionalmente para baixo, causando desconforto. Além disso, o estofo em volta do tornozelo pode fazer com que você sinta menos a bola, diminuindo o controle em campo. Caneleiras móveis não têm as tiras que seguram os protetores; para usá-las, é necessário usar meiões na altura dos joelhos. O nível de conforto aqui depende da capacidade de mantê-las no lugar, caso contrário elas poderão deslizar para o lado ou para baixo, causando desconforto.

Desempenho

Caneleiras móveis são leves, menos restritivas e mais confortáveis que as tornozeleiras. Elas não têm tiras que podem acrescentar mais peso ou restringir o movimento do tornozelo, tornando-as desconfortáveis para controlar a bola e correr ao mesmo tempo. O uso delas pode piorar seu desempenho em esportes de contato. Qualquer coisa grande, isolante ou espessa nos pés, incluindo o tornozelo, interfere na performance do jogador.

Nível de proteção

As tornozeleiras oferecem mais proteção do que as caneleiras móveis. Sua escolha de protetor para a canela poderá depender da posição de jogo no campo. Por exemplo, no futebol, tornozeleiras são preferíveis para zagueiros, que estão constantemente envolvidos em choques com os atacantes do time adversário. Nessas situações, eles provavelmente serão mais chutados nas canelas, o que exigiria maior proteção. Por outro lado, caneleiras móveis são melhores para atacantes, pois são jogadores que precisam de velocidade e provavelmente serão menos chutados nas canelas.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...