×
Loading ...

Qual a diferença entre CCNA e CCNP?

A Cisco Certified Network Associate (Associados com Certificado pela Cisco, CCNA) e a Cisco Certified Network Professional (Profissionais Certificados pela Cisco, CCNP) representam diferentes níveis de certificação de TI da Cisco. Para se tornar "Cisco Certified", um profissional deve completar seis níveis de provas: entry (entrada), associate (associado), professional (profissional), expert (especialista) e architect (arquiteto).

Os profissionais com certificação CCNA e CCNP trabalham com redes de computadores (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

CCNA versus CCNP

O CCNA e o CCNP são os níveis dois e três, respectivamente, das certificações de TI da Cisco. A CCNP é mais avançada, e ambas são válidas por três anos.

Loading...

CCNA

A certificação CCNA garante o conhecimento e a capacidade de trabalhar com redes médias roteadas e comutadas. Os CCNAs identificam e resolvem problemas, instalam e operam essas redes.

O currículo básico da prova CCNA envolve a compreensão dos conceitos de redes sem fio, ameaças de segurança básicas, conexões a servidores remotos usando redes de longo alcance (WAN, wide-area networks) e o uso dos seguintes protocolos: IP, Enhanced Interior Gateway Routing Protocol (EIGRP, Protocolo Melhorado para Roteamento de Portal Interno), Serial Line Interface Protocol Frame Relay (Protocolo de interface de linha serial para transmissão de quadros), Routing Information Protocol Version 2 (RIPv2, Protocolo de Informações de Roteamento Versão 2), VLANs, Ethernet, Access Control Lists (ACLs, Listas de Controle de Acesso).

CCNP

A certificação CCNP demonstra a capacidade de manter redes locais (LANs, Local Area Networks) e de longo alcance (WAN), e de trabalhar junto com especialistas em soluções avançadas de segurança, voz e comunicações sem fios. Os CCNPs são capacitados para posições de suporte, sistemas e engenharia de redes.

O CCNA é um pré-requisito para o CCNP. A Cisco recomenda que apenas as pessoas com pelo menos um ano de experiência em redes tentem fazer a prova CCNP.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...