Diferença entre palha e feno e qual é melhor para se fazer uma cama para equinos

••• Image by Flickr.com, courtesy of David J Laporte

Feno e palha são similares em aparência mas servem para aplicações distintas. Feno é um alimento, enquanto a palha é um subproduto de grãos. Embora ambos possam ser utilizados para criar uma forragem onde animais dormirão, a palha é mais recomendada.

Definição

Image by Flickr.com, courtesy of John Haslam

O feno consiste em um mistura de gramas. Capim-timóteo, bromo-mole, trevo e centeio são plantados juntos ou em lotes separados. A palha é o resto que sobra quando grãos, como o trigo, são colhidos.

Preparação

Image by Flickr.com, courtesy of magdalena

A grama é cortada quando atinge a altura desejada. Ela é posta para secar e logo após é embalada em fardos. No caso da palha, o grão é colhido primeiro. O caule de palha é enfardado depois.

Isolação

Image by Flickr.com, courtesy of Matt MacGillivray

A palha apresenta um nível de umidade muito baixo, então é pouco provável que se contamine com fungos. O pequeno caule da palha é oco, fazendo com que seja leve e um bom isolante térmico. Já o feno, como foi cortado de uma grama viva, pode reter um nível maior de umidade.

Nutrição

O feno é rico em vitaminas e minerais. O animal irá consumir a forragem feita de feno, então ela deve ser reposta frequentemente. A palha possui um valor nutricional muito baixo e poucos animais tendem a alimentar-se dela. Por esse motivo, uma quantidade muito menor é necessária.

Conforto

A palha é mais leve e menos densa quando comparada ao feno. Portanto, fornece melhor absorção de impacto para juntas e cascos.

Mais recentes

×