×
Loading ...

Qual é a diferença entre preços de varejo e atacado?

O preço de atacado é o preço que um estabelecimento de varejo paga por um produto. O valor de venda é o preço que esse mesmo item é vendido para o público. A diferença entre os dois preços é chamada de marcação de varejo. A marcação ocorre para pagar ao revendedor pelo serviço prestado, oferecendo o produto ao consumidor.

Preço de atacado é o preço que uma loja de varejo paga pelo produto (Creatas/Creatas/Getty Images)

Definições

Todos os estabelecimentos de varejo compram os produtos que eles vendem em suas lojas a preços de atacado. Isto dá-lhes a oportunidade de marcar os itens a um preço de varejo para cobrir o custo de obtenção dos produtos, armazenar e apresentar os itens para venda, bem como pagar os salários dos varejistas.

Loading...
As lojas de varejo marcam os preços no atacado quando vendem mercadorias (RL Productions/Digital Vision/Getty Images)

Preços de varejo

Teoricamente, os preços de varejo não estão definidos, no entanto, eles são limitados pelo que o mercado permite. Por exemplo, se o preço de venda de um produto é de R$ 10,00 e o preço médio de mercado do mesmo produto em outros estabelecimentos é de R$ 8,00, o varejista não venderá todos os itens, pois os consumidores procurarão locais com preços melhores.

Os preços de varejo não são definidos (Anna Bizoa/iStock/Getty Images)

Estratégias de preços

O preço de varejo é determinado por diversos fatores: preço por atacado, preço de mercado e oferta versus demanda. Todos esses fatores figuram em uma estratégia de preços para o varejista.

O preço do varejo é determinado por diversos fatores (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Preços por atacado

Os preços no atacado também variam de acordo com as condições do mercado e da disponibilidade de itens. Quanto mais escasso um produto, mais o varejista terá que pagar por ele, assim, maior o preço de varejo terá que ser para cobrir as despesas.

Os preços no atacado também variam com base nas condições de mercado (Fuse/Fuse/Getty Images)

Relacionamento

Embora os preços no atacado e no varejo sejam muito diferentes, eles diretamente afetam um ao outro. Flutuações em um acabarão por traduzir-se em flutuações no outro.

O preço de atacado e do varejo impactam um ao outro (gpointstudio/iStock/Getty Images)
Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...