As diferenças entre as cores bronze e cobreado

Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images
Assim como uma liga de cobre, o bronze partilha muitas das características desse metal base. Na verdade, a distinção entre os dois como nomes de cores, embora significativa, parece pequena. Ambas as cores têm tons de amarelo, laranja e vermelho, o que pode torná-las difíceis de se distinguir. Mas depois de um estudo e comparação mais detalhados, as diferenças entre as cores bronze e cobre tornam-se mais evidentes.
Os metais
O cobre é o seu próprio elemento, enquanto o bronze é composto de liga de cobre com estanho. Devido a isso, as cores dos dois metais diferem ligeiramente quando "brutos". O bronze tem um tom amarelo amarronzado mais forte do que o cobre que, por sua vez, tem um aspecto mais vermelho rosado. A diferença em sua composição química afeta diretamente a diferença na aparência visual.
Como pátinas
O bronze e o cobre, como os metais, podem sofrer infinitas alterações de cores, desde o branco até o preto, pelo uso de pátinas. No entanto, as fórmulas químicas reagem de forma diferente a cada tipo de metal, uma fórmula de pátina que colore o bronze de amarelo deve ser diferente da utilizada para transformar o cobre em amarelo. Alternativamente, uma fórmula para escurecer o bronze pode dar um tom verde ao cobre. Finalmente, a pátina "natural" de cada metal, formada por oxidação lenta, difere ligeiramente. O cobre, por si só torna-se verde e cinza, chamado de "azinhavre", por causa do óxido de cobre. Enquanto isso, o bronze fica castanho muito mais rapidamente, em virtude do estanho em sua liga, embora também possa ficar verde. As cores pátinas de ambos os metais podem se intensificar e enriquecer ao longo do tempo.
Em pinturas
De um modo geral, o cobre contém tons mais rosados do que o bronze que, por sua vez, apresenta tons mais marrons. No entanto, fórmulas ou proporções para se preparar cores de tintas bronze e cobre variam amplamente. Elas dependem do tipo de tinta utilizado, tais como a base de óleo ou de látex, mas também dependem das marcas das tintas utilizadas, a inclusão ou exclusão de partículas metálicas e a finalidade da pintura - por exemplo, se você vai pintar um carro, antiguidade, ferragens ou tela. Para amadores, ambas as cores bronze e cobre estão disponíveis conforme rotuladas, como cores pré-misturadas, em pequenas quantidades.
Como padões digitais de cores (V V A)
Quando elaboradas por telas de computador, a diferença entre cores torna-se numericamente clara: a cor bronze é "mais vermelha" do que a cobre, nesta situação, que não parece agregar um valor para o amarelo. Especificamente, a cor do cobre requer proporções de 184 partes de vermelho, 115 de verde e 51 de azul. Em contraste, o bronze necessita de 205 partes de vermelho, 127 de verde e 50 partes de azul. Essa pequena diferença pode ser replicada com precisão em qualquer sistema de computador com pelo menos um ecrã a cores de 24 bits.
Referências
- "Copper and Copper Alloys"; ("Cobre e ligas de cobre"); MatWeb; 2011 [em inglês]
- "Bronze Copper Colors RGB"; ("As cores RGB bronze e cobreado"); WolframAlpha; 2011[em inglês]
- "Patina Formulas for Brass, Bronze, and Copper"; ("Fórmulas de pátima para latão, bronze e cobrer"); Companhia da ciência ; 2011 [em inglês]
Sobre o Autor
First published in 2000, Lewis Levenberg writes for journals and blogs across the country. In addition to extensive experience with construction and renovation, he has worked with academic authors on their social media marketing and in retail. His education includes a Master of Arts in communication, culture and technology from Georgetown University.
Créditos Fotográficos
Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images