×
Loading ...

Diferenças entre couro de pele de porco e couro de pele de vaca

A pele de vaca é um couro útil, enquanto a pele de porco é um tipo mais forte e geralmente mais suave de couro. Ambas possuem vantagens e utilidades, embora que, para demandas de custo e benefício, a pele de vaca seja muito mais comum do que a pele de porco.

Surpresa! A antiga pele de porco é mais granulada que a pele de vaca (Image by Flickr.com, courtesy of Vox Efx)

Disponibilidade

Na Africa existem industrias fortes de carne de vaca, de modo que a pele dela é um produto natural e relativamente menos caro. Na Ásia, onde o porco é um produto mais básico, a pele dele é mais comum como produto.

Loading...

Tamanho

Quando um artesão precisa de peles de dimensão maior (por exemplo, para um estofamento de sofá ou de um automóvel), ele usará couro de vaca. O boi mediano supera o peso do porco mediano em quase o dobro, portanto a pele dele é muito maior.

Usos

A pele de porco é mais fina, mas mais durável, sendo assim ela é usada como um forro em produtos de couro de qualidade. A pele de porco (e a pele de búfalo) é um detalhe de luxo nas selas de equitação, em comparação com o couro de vaca normal.

Ferramentaria

O couro de vaca tem uma textura mais suave, tornando-o adequado para ferramentaria e trabalhos de design. A pele de porco tem uma textura manchada agradável ao toque, mas que não é adequada para ferramentas.

Bolas de futebol americano

A bola de futebol americano é conhecida como "pigskin" (pele de porco) por ela ter sido anteriormente feita dessa pele; contudo, as bolas modernas de futebol americano são feitas de couro de vaca.

Etiqueta religiosa

Letitia Baldridge, em “Novo guia completo para a polidez executiva", avisa que não se deve dar presentes de couro de vaca na religião Hindu ou um presente de pele de porco para muçulmanos. A vaca é sagrada no Hinduísmo, e a carne de porco é considerada proibida pelo Qur'an (o livro sagrado do Islamismo) para qualquer tipo de vestuário ou consumo.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...