×
Loading ...

Diferenças entre mogno e carvalho

Mogno e carvalho são madeiras utilizadas na fabricação de móveis. Como madeiras médias, ambas são provenientes de troncos de árvores de folhas caducas ou largas, que caem no outono. Elas são mais duráveis ​​do que as maciças, como pinho, cedro e outros tipos de coníferas.

O carvalho é uma madeira média, muitas vezes utilizado em móveis (oak tree image by PinkSkyPhotos from Fotolia.com)

Grãos

O grão da madeira é o desenho que corre ao longo de sua superfície. O mogno é uma madeira de grãos fechados; pequenos e retos. O carvalho, por outro lado, é uma madeira de grãos abertos, com desenhos amplos. A granulação do carvalho é distinta, incluindo muitas vezes nós ou redemoinhos, sendo uma das madeiras mais fáceis de identificar.

Loading...

Cor

O mogno é frequentemente usado na fabricação de móveis caros, de alto padrão. Do castanho-avermelhado ao vermelho intenso, os móveis de mogno tendem a ser tradicionais ou formais, incluindo pianos. O carvalho pode ser marrom (carvalho branco) ou rosado (carvalho vermelho) e tem sido usado na fabricação de móveis por centenas de anos. Devido às textura e cores, as fabricações em carvalho tendem a ter uma aparência mais rústica do que as de mogno. Ambas as madeiras absorvem tintas bem.

Rigidez

Embora ambas sejam consideradas madeiras duras, o carvalho é mais duro do que o mogno e também um dos mais resistentes do mercado, sendo uma excelente escolha para pisos. Ele também é uma das únicas madeiras disponíveis em corte radial, que é a opção de corte mais estável.

Poros e listras

O carvalho é considerado uma madeira com poros abertos, o que significa que tem pequenos buracos, ou poros, em sua superfície, conferindo uma qualidade textural. A nódoa nos espaços abertos parece mais escura e mais intensa nessas áreas, o que não acontece com o mogno. O mogno africano tem um grão diferente, que muitas vezes aparece em listras, ao longo do comprimento da peça. É considerado uma madeira exótica.

Preço

Embora ambos sejam considerados excelentes para a fabricação de móveis, o mogno é mais caro e não pode ser encontrado em quaisquer lojas, devendo ser comprado de madeireiras. Ele resiste ao encolhimento e estufamento, sendo também usado para marcenaria, construção de barcos e folheados. O carvalho, resistente à umidade, também é usado para marcenaria, carpintaria interior, enquadramento e corte de barcos.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...