Diferenças entre monitores CRT e LCD

Monitor LCD

Monitor image by Caila from Fotolia.com

Os monitores CRT e LCD já fazem parte do cotidiano de quem usa computadores. Estes dois tipos estão disponíveis há décadas, mas muitos ainda não conhecem as diferenças entre os dois. Saber o que separa os dois vai lhe ajudar a fazer a melhor escolha na hora de comprar, além de aprender como um monitor funciona.

CRT

Um CRT, ou tubo de raios catódicos, é um tubo selado a vácuo no qual circulam elétrons. Quando um elétron se move de um lado a outro, ele emite pequenos pontos de fósforo, iluminando a tela.

LCD

LCD, ou tela de cristal líquido, usa folhas de um material polarizado, com cristal líquido entre eles que brilha quando uma corrente elétrica passa. A eletricidade alinha o líquido, bloqueando a luz e formando a figura na sua tela.

Resolução

A resolução, ou a quantidade de pixels que pode ser mostrada em uma dimensão, é um grande fator de diferença entre os dois monitores. A resolução em uma tela LCD é fixa, ou nativa. Ao tentar forçar uma resolução diferente na tela, a qualidade será prejudicada. Numa tela CRT, a resolução pode ser ajustada sem perda de qualidade.

Área

Nas telas CRT, o tamanho do monitor nunca é o mesmo do que a área de exibição da tela. Quando você compra um monitor de 20 polegadas, você tem na verdade 19 polegadas de tela. Por causa dos modelos compactos, nas telas LCD o tamanho é igual à área da tela.

Tamanho

O tamanho dos monitores varia bastante. Os monitores CRT são espaçosos por causa dos seus componentes internos. Os tubos a vácuo tomam muito espaço. Os monitores LCD, por sua vez, tem poucos componentes e podem ser menores.

Dot Pitch

"Dot pitch" é o espaço entre os pixels na sua tela. Ele é medido em milímetros. Quanto maior o espaço, menor a qualidade. Ele é muito melhor nas telas LCD no que das CRT.

Taxa de atualização

A taxa de atualização é a frequência na qual o monitor redesenha a tela, ou o quão rápido a figura à mostra é mudada. Monitores CRT às vezes tremem porque os pixels se atualizam lentamente. Placas de vídeo que suportam monitores LCD provêm uma taxa mais alta, dando a eles uma qualidade muito melhor.

eHow Brasil
×