×
Loading ...

Diferenças entre multímetros analógicos e digitais

Multímetros medem voltagem elétrica (em volts), corrente (em ampéres) e resistência (em ohms). Um botão girador no centro do aparelho permite que você escolha o que medirá. Uma das diferenças mais notórias entre multímetros digitais e analógicos é que os digitais vêm com um leitor em LED em uma pequena tela -- assim como um relógio digital -- enquanto os analógicos têm um leitor que consiste em uma agulha que se move na frente de um fundo estático. Existem também outras diferenças entre os dois tipos.

Assim como relógios, multímetros podem ser digitais ou analógicos (Polka Dot Images/Polka Dot/Getty Images)

Vantagens dos multímetros analógicos

Multímetros analógicos são mais antigos e ainda assim preferidos por muitos engenheiros. Um dos motivos para isso é que multímetros analógicos são mais sensíveis às variações que ocorrem nos circuitos. Um multímetro digital amostra a quantidade sendo medida em tempos específicos e mostra a medição. Multímetros analógicos amostram a quantidade sendo medida o tempo inteiro. Se houver variação na tensão DC, a agulha de um multímetro analógico irá capturá-la -- a agulha se move -- enquanto um multímetro digital poderia perder essa ocorrência. Essa característica de rastreamento contínuo se torna importante quando se testa capacitores ou bobinas. Um capacitor em bom funcionamento deve permitir que nenhuma corrente passe assim que a voltagem é aplicada, e a corrente vai diminuindo devagar até zero. Essa característica é fácil de ser observada em um multímetro analógico mas não em um multímetro digital. Algo similar ocorre ao testar a bobina, mas é a corrente que começa baixa e depois aumenta.

Loading...

Vantagens dos multímetros digitais

Multímetros digitais são mais fáceis de usar e ler, e mais precisos do que multímetros analógicos. Por exemplo, calibrar um multímetro digital consiste em simplesmente apertar um botão. Multímetros digitais mais caros têm uma função chamada "automatic ranging" ("definição de faixa automática") -- e para medir a voltagem basta apenas selecionar "V" e o multímetro determina a faixa de voltagem. No multímetro analógico você precisa escolher se a voltagem é menor que 1 volt, menor que 10 volts ou menor que 100 volts e assim por diante. Se cometer um erro ao selecionar a faixa de voltagem em um multímetro analógico, ele será danificado. Multímetros digitais são mais robustos em geral -- se você deixar seu multímetro analógico cair, é provável que ele se danifique. Um multímetro digital não tem partes móveis, então é mais provável que ele sobreviva à queda.

Diferenças significativas de peso

As diferenças mais significativas estão em usabilidade, custo, precisão, sensitividade e efeitos de bateria. Multímetros digitais são mais simples de aprender a usar mas são mais caros. Multímetros analógicos têm precisão de 3%, em média, enquanto os digitais têm precisão de 0,5%. Multímetros analógicos são mais sensíveis às variações do circuito, enquanto os digitais são mais duráveis. Os analógicos usam a energia do próprio circuito ao medir voltagem ou corrente e usam a bateria para medir resistência. Enquanto isso, os multímetros digitais utilizam a bateria interna para todas as medições. Isso quer dizer que você não pode usar um multímetro digital se a bateria estiver fraca ou se estiver sem baterias. A bateria também pode influenciar as leituras no multímetro digital, fornecendo ou roubando energia do circuito.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...