Diferenças entre pedra brita e cascalho ervilha
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images
As pedras podem vir em muitas formas e variedades, e podem ser usadas para formar trilhas para carros e pedestres, pátios, e tudo mais no que se refere ao paisagismo. Dois tipos comuns de pedras usadas no paisagismo são as pedras britas e o cascalho em forma de ervilha. São consideravelmente diferentes na aparência e possuem também diferenças em suas vantagens e desvantagens, esses tipos podem ser usados nos mais variados projetos de paisagismo.
Tamanho e aparência
A principal diferença entre os dois tipos de pedras é o tamanho delas. O cascalho ervilha, como o nome sugere, é pequeno. Com pedras de 60-80 mm de diâmetro, elas possuem ainda superfícies arredondadas e geralmente são sortidas nas mais variadas cores, como azul claro, vermelho claro e bege. A pedra brita por outro lado é geralmente maior em diâmetro, podendo ter de 120 a 250 milímetros.
Usos do cascalho ervilha
A qualidade mais explorada do cascalho ervilha é a sua aparência. As pedras coloridas e pequenas dão um visual bacana ao quintal e ainda são confortáveis ao pisar. Um dos usos do cascalho ervilha é para criar passarelas para pedestres. É fácil de fazer e mais barato do que as passarelas de concreto. Esse cascalho ainda pode ser colocado em qualquer jardim para dar um visual diferente. Outro uso é pavimentar um pátio nos fundos de casa. Simplesmente demarque uma área para o pátio e derrame as pedras como pavimento.
Usos da pedra brita
A melhor qualidade da pedra brita já é diferente, é a sua durabilidade. Ela também pode ser aplicada em pavimentos de inúmeras coisas. Mas um dos usos mais comuns é nas garagens. Ao invés de colocar uma estrutura de concreto, a qual pode ser bem cara, uma alternativa é colocar uma camada de pedra brita. Ela servirá ao propósito tão bem quanto o concreto e terá um acabamento mais bonito. Além disso, a pedra fornecerá mais tração ao carro em qualquer clima, se comparada ao concreto.
Preço
O preço desses dois tipos de pedras variam muito dependendo da quantidade que será adquirida. Pode ser difícil estimar a quantidade necessária para seu projeto se ele não for muito fácil de medir, como uma passarela por exemplo. Uma medida estimada pode o ajudar a economizar um pouco pelo menos. O cascalho ervilha é mais barato e a brita pode chegar a custar quatro vezes mais por metro cúbico do produto.
Referências
Sobre o Autor
Jean Asta has been a freelance writer for domestic and international clients since 2005. She also acts as a training consultant to businesses and nonprofit organizations in the southeast United States. Asta holds a Master of Public Administration with a concentration in nonprofit management and a Bachelor of Arts in English literature, both from the University of Georgia.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images