×
Loading ...

Como diferenciar cachorros machos e fêmeas ao nascerem

Quando sua cadela tem filhotes, uma das primeiras coisas que você vai querer saber é o sexo dos novos cãezinhos. Determinar o sexo de um filhote recém-nascido é fácil, embora realmente exija cuidado e atenção para evitar que a mãe não fique estressada ou se sinta mal com alguém segurando sua cria. E mesmo que a cadela não se importe com isso, esta tarefa ainda deve ser realizada gentil e rapidamente para que a mãe e seus filhotes possam ter o descanso necessário.

Instruções

Filhote de cachorro (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Espere até que a mãe tenha limpado completamente todos os filhotes e até que você tenha certeza de que o trabalho de parto terminou. A regra de ouro é esperar entre 4 a 6 horas após o nascimento do último filhote antes de começar a segurá-los. Contudo, é aconselhável esperar dois ou três dias antes de definir o sexo dos filhotes, permitindo que eles e a mãe tenham tempo para se acomodar.

    Loading...
  2. Peça a alguém para levar a mãe para uma caminhada leve em um local separado para comer. Este passo é particularmente importante nos casos em que a mãe obviamente não quer ninguém perto dos filhotes. Se este for o caso, pode ser difícil fazer com que ela deixe seus novos bebês. Seja paciente e espere até que ela esteja confortável deixando a cria. Se ela não parece estressada com a perspectiva de ver você segurando os filhotes, você pode conseguir verificar o sexo dos bebês com ela no local.

  3. Coloque um par de luvas de borracha antes de segurar os filhotes. Isso não apenas evita que eles tenham contato com germes que você pode ter nas mãos, mas também evita que seu cheiro passe para os filhotes. Segurá-los de mãos descobertas pode fazer com que a mãe limpe-os excessivamente para tirar seu cheiro, o que pode causar problemas de pele e pelo, ou pode levar a mãe a puxar o cordão umbilical do filhote, resultando em uma hérnia umbilical.

  4. Levante o filhote gentilmente e coloque-o de costas para examinar sua barriga. O cordão umbilical do filhote está localizado no meio do estômago. Em cachorros machos, alguns centímetros abaixo do cordão umbilical você verá um pequeno prepúcio que contém o pênis. Esta pequena protuberância não estará presente em filhotes fêmeas e nelas, à exceção do cordão umbilical, a barriga será lisa.

Loading...

Dicas

  • Peça para um amigo ou ente querido acalmar e confortar a mãe se você preferir que ela esteja no local quando estiver examinando o gênero dos filhotes.

Aviso

  • Não toque o cordão umbilical quando estiver determinando o gênero dos filhotes, você pode puxá-lo e causar uma hérnia umbilical.

Referências

Loading ...
Loading ...