Como diferenciar CDs originais dos falsificados dos jogos de PlayStation 2

••• compact disc image by Steve Lovegrove from Fotolia.com

Enquanto a maioria dos CDs de PlayStation 2 disponíveis no mercado são originais, grandes operações de pirataria são conhecidas, como na Ásia e nos Estados Unidos, nas quais são fabricados milhares de CDs falsificados. Não se deixe enganar. Aprenda a distinguir um CD original de jogo do PlayStation 2 de um falsificado.

Passo 1

Observe o lado refletor do CD. A forma mais fácil de identificar um CD original de PlayStation 2 é pela cor do lado refletor. CDs originais possuem as cores azul ou roxo, e os DVDs a cor prateada. Oficialmente, CDs com a cor preta são do PlayStation 1 (às vezes pode ser difícil diferenciar o preto do azul escuro ou roxo).

Passo 2

Observe a qualidade da embalagem e do rótulo do CD. Se o produto parece ser barato (pixelizada ou desbotado), ou for constituído de um material abaixo do padrão, então, você deve estar com um CD falsificado em mãos - mesmo que ele tenha sido feito com tecnologia suficiente para produzir as cores azul ou roxo em seu lado refletor. A falta de logos (como da Sony, Dolby etc) também é um sinal de pirataria.

Passo 3

Verifique a origem do CD. Grandes lojas como a GameStop e Amazon, possuem um controle sobre a distribuição de seus produtos, tornando o aparecimento de CDs falsificados improvável. Se você comprou o seu CD em uma pequena loja online ou a partir de um site de leilão, as chances dele ser falsificado são bem elevadas. Considere também o preço que pagou por ele. Se você fez um negócio que parecia ser bom demais para ser verdade, então, é muito provável que ele seja falsificado.

Passo 4

Tente reproduzir o CD. Nos CDs falsificados aparecem um aviso vermelho indicando para o jogador utilizar somente jogos oficiais da Sony PlayStations. Então, se você desembrulhou o seu jogo somente para verificar se apareceria esse aviso e apareceu, o melhor a fazer é devolvê-lo.

Mais recentes

×