Diferentes saudações para cartas
Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images
As saudações de cartas podem ser confusas, dependendo para quem você esteja dirigindo-se e do nível de familiaridade com o destinatário. A escrita adequada de cartas é uma forma de arte que tem caído em desuso para alguns. No entanto, saber como usar corretamente várias saudações para elas pode fazê-las parecerem mais profissionais ou elegantes e assim impressionar o destinatário com o seu conhecimento de etiqueta na escrita.
Cartas profissionais
As cartas profissionais merecem uma certa formalidade ao utilizar várias saudações. Consultas de empregos e cartas de apresentação devem utilizar "Prezado Sr. ou Sr.ª " se você souber o nome da pessoa a quem estiver dirigindo-se. Se não tiver certeza do nome da pessoa, você pode indicar "Prezado Recursos Humanos" ou "Prezado Senhor ou Senhora", ou uma saudação mais neutra, "a quem possa interessar". Se souber o título da pessoa para quem estiver dirigindo-se, você também pode utilizar o título na saudação, como "Caro Diretor de Marketing" ou "Caro Pastor João".
Cartas pessoais
As cartas pessoais podem assumir um tom menos formal, no entanto, o nível de familiaridade com a pessoa para quem estiver escrevendo é que definirá a saudação apropriada para a carta. Para amigos e parentes você pode simplesmente indicar o nome da pessoa ou dizer "Olá, João", em vez de "Caro". No entanto, para um conhecido você pode afirmar o primeiro e o último nome da pessoa, como "Querida Maria Joana", ou se você estiver pouco familiarizado com a pessoa para quem esteja escrevendo, é melhor errar na segurança e utilizar um título respeitoso como "Sr." ou "Sr.ª ".
Cartas para o alto escalão
Ao abordar as pessoas em altas posições, como políticos, funcionários do governo ou figuras religiosas, o autor deve sempre estar ciente da cultura da pessoa a quem se dirige a carta. Na cultura brasileira, para aqueles em posições de governo, deve-se verificar o título da pessoa e endereçar a carta nesse sentido; por exemplo, um juiz deve ser tratado como "Meritíssimo", enquanto na cultura britânica deve-se dirigir-se aos altos funcionários do governo como "Vossa Excelência". Isso é de vital importância para fazer sua pesquisa sobre a classificação e posição da pessoa a quem esteja dirigindo-se de forma a não ofender ou desrespeitar o ofício do destinatário.
Grupos e casais
Ao endereçar um grupo ou casal, você pode utilizar uma variedade de diferentes saudações. A saudação mais comum para um casal é "Prezados Sr. e Sr.ª", ou, se em um cargo ou emprego público, pode ser utilizado o título da pessoa, como "Congressista e Sr. Paulo". Ao abordar um grupo maior de pessoas pode-se dizer "Queridos Amigos" ou "Caros colegas", dependendo da sua relação com as pessoas que esteja abordando. Para os casais não casados, você deve simplesmente utilizar o tratamento de cada pessoa e seu sobrenome, por exemplo, "Prezados Sr. Paulo e Sr.ª Maria".
Mais Artigos
Como devo me dirigir a um advogado?→
Regras adequadas para escrever cartas a um padre católico→
O que O.D. & O.S. significam em um exame oftalmológico?→
Como cumprimentar as pessoas na Espanha e no México→
Como escrever uma carta sobre a ausência do meu filho→
Como escrever uma nota de agradecimento por uma carta de recomendação→
Referências
Recursos
Sobre o Autor
Sterlin Mosley began writing professionally in 2006. He specializes in writing about mental health, human relations, spirituality and communication. He has published work in various academic journals as well as on Work.com. Mosley holds a Bachelor of Arts in English writing, a Master of Human Relations and is pursuing a Ph.D. in communication from the University of Oklahoma.
Créditos Fotográficos
Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images