×
Loading ...

Diferentes saudações para cartas

As saudações de cartas podem ser confusas, dependendo para quem você esteja dirigindo-se e do nível de familiaridade com o destinatário. A escrita adequada de cartas é uma forma de arte que tem caído em desuso para alguns. No entanto, saber como usar corretamente várias saudações para elas pode fazê-las parecerem mais profissionais ou elegantes e assim impressionar o destinatário com o seu conhecimento de etiqueta na escrita.

Usar a saudação apropriada é importante ao escrever cartas (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

Cartas profissionais

As cartas profissionais merecem uma certa formalidade ao utilizar várias saudações. Consultas de empregos e cartas de apresentação devem utilizar "Prezado Sr. ou Sr.ª " se você souber o nome da pessoa a quem estiver dirigindo-se. Se não tiver certeza do nome da pessoa, você pode indicar "Prezado Recursos Humanos" ou "Prezado Senhor ou Senhora", ou uma saudação mais neutra, "a quem possa interessar". Se souber o título da pessoa para quem estiver dirigindo-se, você também pode utilizar o título na saudação, como "Caro Diretor de Marketing" ou "Caro Pastor João".

Loading...

Cartas pessoais

As cartas pessoais podem assumir um tom menos formal, no entanto, o nível de familiaridade com a pessoa para quem estiver escrevendo é que definirá a saudação apropriada para a carta. Para amigos e parentes você pode simplesmente indicar o nome da pessoa ou dizer "Olá, João", em vez de "Caro". No entanto, para um conhecido você pode afirmar o primeiro e o último nome da pessoa, como "Querida Maria Joana", ou se você estiver pouco familiarizado com a pessoa para quem esteja escrevendo, é melhor errar na segurança e utilizar um título respeitoso como "Sr." ou "Sr.ª ".

Cartas para o alto escalão

Ao abordar as pessoas em altas posições, como políticos, funcionários do governo ou figuras religiosas, o autor deve sempre estar ciente da cultura da pessoa a quem se dirige a carta. Na cultura brasileira, para aqueles em posições de governo, deve-se verificar o título da pessoa e endereçar a carta nesse sentido; por exemplo, um juiz deve ser tratado como "Meritíssimo", enquanto na cultura britânica deve-se dirigir-se aos altos funcionários do governo como "Vossa Excelência". Isso é de vital importância para fazer sua pesquisa sobre a classificação e posição da pessoa a quem esteja dirigindo-se de forma a não ofender ou desrespeitar o ofício do destinatário.

Grupos e casais

Ao endereçar um grupo ou casal, você pode utilizar uma variedade de diferentes saudações. A saudação mais comum para um casal é "Prezados Sr. e Sr.ª", ou, se em um cargo ou emprego público, pode ser utilizado o título da pessoa, como "Congressista e Sr. Paulo". Ao abordar um grupo maior de pessoas pode-se dizer "Queridos Amigos" ou "Caros colegas", dependendo da sua relação com as pessoas que esteja abordando. Para os casais não casados, você deve simplesmente utilizar o tratamento de cada pessoa e seu sobrenome, por exemplo, "Prezados Sr. Paulo e Sr.ª Maria".

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...