×
Loading ...

Dinâmicas para ensinar orçamento ou gestão financeira para adultos

Uma gestão financeira adequada é necessária para garantir certa segurança financeira. Com a disponibilidade de crédito e a facilidade do uso do cartão de crédito, muitos adultos se encontram em situações financeiras precárias. Os educadores podem ajudar seus alunos adultos no desenvolvimento de hábitos financeiros saudáveis ​​e na identificação de gastos desnecessários, envolvendo-os em dinâmicas orçamentárias e de gestão financeira. Essas dinâmicas, ou jogos, dão aos alunos adultos a oportunidade de praticar suas habilidades de gerenciamento financeiro de uma forma agradável e interessante.

Dinâmicas para ensinar orçamento ou gestão financeira para adultos (Melissa Kirk/Demand Media)

Vontade X Necessidade

Peça aos alunos para levarem três notas fiscais de compras recentes para usar neste jogo. Depois será necessário fazer duas colunas em um folha de papel, uma coluna será a da vontade e a outra da necessidade. Quando os alunos chegarem para a aula, peça que coloquem as notas em cima da carteira. Se a nota fiscal contiver mais de um item, peça ao aluno que circule ou marque apenas um deles. Depois peça para essa pessoa escrever o nome dela na parte de trás da nota. Recolha as notas fiscais dos alunos.

Peça que um aluno venha à frente da sala para separar as notas fiscais entre as categorias vontade e necessidade. Assim que o aluno terminar, verifique a classificação feita. Se tudo estiver correto, dê-lhe uma recompensa pelo empenho.

Loading...
blacklisted (Melissa Kirk/Demand Media)

Simulação de renda fixa

Desafie os alunos a determinar quais compras são necessárias e dispensáveis nesta simulação de renda fixa. Para fazer esse jogo, escreva as compras feitas em cartões para fichamento. Em cada cartão escreva o preço da compra. Faça duas cópias desses cartões. Usando apenas um jogo de cartões, divida as compras necessárias das dispensáveis. Depois adicione o custo de cada compra necessária. Misture as cartas.

Quando os alunos chegarem à aula, divida-os em dois grupos. Escreva o total das compras necessárias no quadro. Explique que eles têm uma renda fixa e que só podem gastar o valor que está escrito no quadro. Dê a cada grupo um jogo de cartas e peça para que determinem quais objetos eles gostariam de comprar com o valor escrito no quadro. Deixe os alunos classificar as cartas, selecionando os objetos mais importantes e somando os valores até eles selecionarem as cartas que correspondem ao valor escrito no quadro. O grupo que completar a tarefa primeiro, vence.

blacklisted (Melissa Kirk/Demand Media)

Cálculo de orçamento

Crie uma dinâmica com cálculo orçamentário para seus alunos. Para fazer esse jogo, liste os tipos de renda e despesas em cartões de fichamento. Em cada cartão, escreva uma frase explicando o dinheiro que entra e sai do orçamento fictício. Faça cartões suficientes para que cada aluno tenha dez deles. Quando os alunos chegarem à aula, entregue os cartões para eles e deixe que os escolham aleatoriamente. Depois diga aos alunos que fiquem com seus cartões virados. Assim que todos tiverem chegado, instrua-os a pegar uma folha de papel. Diga aos alunos que a renda e as despesas estão escritas nos cartões. Peça a eles que calculem o total que teria sobrado no final do mês, se as cartas escolhidas representassem seu verdadeiro perfil de renda e despesa.

Estimule os alunos a fazer uma competição. Quem acabar primeiro os cálculos do orçamento, vence.

blacklisted (Melissa Kirk/Demand Media)
Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...