Dinâmicas para ensinar orçamento ou gestão financeira para adultos

••• Melissa Kirk/Demand Media

Uma gestão financeira adequada é necessária para garantir certa segurança financeira. Com a disponibilidade de crédito e a facilidade do uso do cartão de crédito, muitos adultos se encontram em situações financeiras precárias. Os educadores podem ajudar seus alunos adultos no desenvolvimento de hábitos financeiros saudáveis ​​e na identificação de gastos desnecessários, envolvendo-os em dinâmicas orçamentárias e de gestão financeira. Essas dinâmicas, ou jogos, dão aos alunos adultos a oportunidade de praticar suas habilidades de gerenciamento financeiro de uma forma agradável e interessante.

Vontade X Necessidade

Melissa Kirk/Demand Media

Peça aos alunos para levarem três notas fiscais de compras recentes para usar neste jogo. Depois será necessário fazer duas colunas em um folha de papel, uma coluna será a da vontade e a outra da necessidade. Quando os alunos chegarem para a aula, peça que coloquem as notas em cima da carteira. Se a nota fiscal contiver mais de um item, peça ao aluno que circule ou marque apenas um deles. Depois peça para essa pessoa escrever o nome dela na parte de trás da nota. Recolha as notas fiscais dos alunos.

Peça que um aluno venha à frente da sala para separar as notas fiscais entre as categorias vontade e necessidade. Assim que o aluno terminar, verifique a classificação feita. Se tudo estiver correto, dê-lhe uma recompensa pelo empenho.

Simulação de renda fixa

Melissa Kirk/Demand Media

Desafie os alunos a determinar quais compras são necessárias e dispensáveis nesta simulação de renda fixa. Para fazer esse jogo, escreva as compras feitas em cartões para fichamento. Em cada cartão escreva o preço da compra. Faça duas cópias desses cartões. Usando apenas um jogo de cartões, divida as compras necessárias das dispensáveis. Depois adicione o custo de cada compra necessária. Misture as cartas.

Quando os alunos chegarem à aula, divida-os em dois grupos. Escreva o total das compras necessárias no quadro. Explique que eles têm uma renda fixa e que só podem gastar o valor que está escrito no quadro. Dê a cada grupo um jogo de cartas e peça para que determinem quais objetos eles gostariam de comprar com o valor escrito no quadro. Deixe os alunos classificar as cartas, selecionando os objetos mais importantes e somando os valores até eles selecionarem as cartas que correspondem ao valor escrito no quadro. O grupo que completar a tarefa primeiro, vence.

Cálculo de orçamento

Melissa Kirk/Demand Media

Crie uma dinâmica com cálculo orçamentário para seus alunos. Para fazer esse jogo, liste os tipos de renda e despesas em cartões de fichamento. Em cada cartão, escreva uma frase explicando o dinheiro que entra e sai do orçamento fictício. Faça cartões suficientes para que cada aluno tenha dez deles. Quando os alunos chegarem à aula, entregue os cartões para eles e deixe que os escolham aleatoriamente. Depois diga aos alunos que fiquem com seus cartões virados. Assim que todos tiverem chegado, instrua-os a pegar uma folha de papel. Diga aos alunos que a renda e as despesas estão escritas nos cartões. Peça a eles que calculem o total que teria sobrado no final do mês, se as cartas escolhidas representassem seu verdadeiro perfil de renda e despesa.

Estimule os alunos a fazer uma competição. Quem acabar primeiro os cálculos do orçamento, vence.

Mais recentes

×