×
Loading ...

Como domesticar agapornis

Os agapornis, também conhecidos como periquitos-namorados são originários da África e são distinguidos por suas plumagens amarelas, vermelhas, rosas, verdes e laranjas, todas bem radiantes. Eles são a menor espécie de papagaios, mas podem viver por mais de 20 anos. São sociáveis e preferem viver em pares ou grupos. É fácil tomar conta desse tipo de ave, mas se ela for nova em seu lar ou se for tímida, talvez você precise domesticá-la ou amansá-la. Com prática regular, você pode treinar o seu agapornis a sentar no seu ombro ou mão.

Instruções

Os agapornis possuem penas coloridas (Comstock Images/Stockbyte/Getty Images)
  1. Familiarize seus agapornis com o novo ambiente. Coloque a gaiola em uma parte quieta da casa, uma que tenha pouco barulho ou distrações, para evitar que se apavorem. Procure visitá-los várias vezes ao dia e converse baixinho com eles. Dessa forma, aprenderão gradualmente a se sentirem confortáveis na sua companhia.

    Loading...
  2. Ofereça petiscos à base de sementes, como as de girassol ou pequenos pedaços de milho, pela gaiola uma vez que os agapornis já estejam confortáveis tendo você por perto. Você saberá quando estiverem, pois não ficarão mais inquietos ou ansiosos todas as vezes que se aproximar. Ao contrário, ficarão curiosos e se esforçarão para mordiscar a comida.

  3. Acostume seus agapornis à sua mão. Abra a porta da gaiola e coloque-a lá dentro. Não os toque ou alimente. Simplesmente permita que as aves comecem a confiar que não serão machucados por ela. Se você tentar agarrá-los, quebrará a confiança estabelecida e será muito mais difícil domesticá-los. Deixe sua mão na gaiola por alguns minutos e depois tire-a.

  4. Repita os passos 2 e 3 várias vezes ao dia, por pelo menos dez minutos cada. A repetição é a chave para o treinamento e obtenção da confiança dos agapornis. Uma vez que tenham aprendido que você não é uma ameaça, toque gentilmente o peito de cada ave. Não seja agressivo ou mova-se rapidamente, afague vagarosamente cada um deles com as costas da sua mão.

  5. Apresente seu dedo indicador aos agapornis uma vez que estejam confortáveis sendo afagados. Empurre suavemente seu dedo contra o pé de cada um para encorajar que subam. Enquanto faz isso, diga ''suba'', para treiná-los a obedecer comandos de voz. Esse exercício exigirá paciência e persistência; as aves precisarão de treinos regulares para aprender. Nunca grite ou agrida se eles não estiverem colaborando; isso só os assustará.

  6. Coloque os agapornis em seu ombro depois de ter conseguido treiná-los a subir no seu dedo. Deixe cada ave sentar em seu ombro por alguns minutos e depois tire-a. Devolva-os a gaiola para sentirem-se em segurança de novo. Faça isso regularmente, pois dessa forma aprenderão que não é perigoso ficar nessa posição. Se você fizer esse procedimento com frequência, quando colocá-los no seu dedo, as aves irão automaticamente subir pelo seu braço até alcançarem seu ombro.

Loading...

Dicas

  • Fique calmo e relaxado enquanto domestica seus agapornis; é importante não irritá-los.
  • Se você estiver preocupado com o fato dos agapornis bicarem seu dedo ou sua mão, use uma luva.
  • Não assuste seus agapornis. Não persiga-os dentro da gaiola ou force-os a fazer qualquer coisa. Você arruinará todo o treinamento e terá que começar de novo.

Aviso

  • Tenha cuidado ao usar joias ou acessórios brilhantes no cabelo. Quando você começar a treiná-los a sentar no dedo ou no ombro, eles podem ficar tentados a mordiscar esses itens.
  • Pode levar meses para domesticar seus agapornis de maneira apropriada. Portanto, seja paciente.

O que você precisa

  • Petiscos para aves

Referências

Loading ...
Loading ...