Dor na vulva durante a menstruação

Evite usar sabonete quando estiver sofrendo de dor na vulva

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

A dor na vulva, ou vulvodinia, afeta cerca de 18% das mulheres em algum momento de suas vidas, de acordo com o National Institutes of Health. Embora as causas não sejam conhecidas e cada caso seja particular à pessoa, a dor que ocorre apenas durante a menstruação pode ser relacionada às mudanças hormonais ou ao aumento da irritação.

Anatomia

Os grandes e os pequenos lábios formam os lábios exteriores e interiores da vulva, ou a parte externa da genitália. Algumas mulheres também sentem um desconforto próximo à abertura da vagina.

Causas

Irritação ou lesão dos nervos, alteração dos receptores hormonais ou aumento das substâncias inflamatórias no tecido da vulva, suscetibilidade genética, hipersensibilidade a organismos infecciosos ou reações alimentares atrasadas podem ser responsáveis por essa condição.

Diagnóstico

Uma examinação ginecológica por um médico bem informado sobre a vulvodinia produzirá culturas para detectar possíveis infecções. Outros médicos e especialistas podem ser envolvidos para administrar a condição.

Tratamentos

Como a causa é desconhecida, os cuidados médicos focam em controlar os sintomas. Os cremes com esteroides funcionam para algumas mulheres, mas medicamentos antidepressivos ou anticonvulsivos também podem ser prescritos para tratar a dor nos nervos, e analgésicos narcóticos são usados em alguns casos.

Estratégias

A National Vulvodynia Association aconselha que as mulheres com essa condição evitem usar duchas, sabonetes, sprays ou produtos de higiene feminina. Experimente usar absorventes orgânicos de algodão, use apenas calcinhas de algodão branco, evite calças muito justas e não se sente por longos períodos. Enxágue-se com água no banheiro e use papel higiênico suave sem perfume.

eHow Brasil
×