×
Loading ...

O efeito do calor no azulejo de cerâmica

Os azulejos de cerâmica são usados em ambientes internos e externos, para várias opções de pavimentação, desde pisos até balcões. As pessoas gostam deles por sua versatilidade e durabilidade. Com muitas opções de acabamento disponíveis, eles podem ser comparados em quase qualquer cor e protegidos contra os diferente elementos. Por suas qualidades naturais, o azulejo de cerâmica é resistente ao calor.

Os pisos de cerâmica são altamente resistes a qualquer coisa menos o calor intenso direto. (ceramic image by Bosko Martinovic from Fotolia.com)

Processo de fabricação

O azulejo de cerâmica é feito de argila, que é separada em moldes e depois aquecida em um forno ou sobre o fogo. O calor intenso cura os azulejos e endurece-os em uma forma permanente. Depois que eles forem cozidos, ficam mais resistente a maioria das formas de calor, e o esmalte usado tendem a protegê-los ainda mais.

Loading...

Calor interno

Dentro da casa, não existem muitas fontes de calor que possam ameaçaram os azulejos. Porém, eles tendem a transpirar, e as peças próximas a fontes de calor sofrerão expansões e retrações microscópicas devido às mudanças de ar frio e quente. Isso pode afrouxar o azulejo ou fazer com que apareçam pequenas rachaduras, mas raramente é um problema.

Calor externo

Do lado de fora, a geada é um perigo maior ao azulejo do que o calor. Mesmo nos climas desérticos mais quentes, as peças podem resistir às altas temperaturas muito bem, apesar de sofrerem a mesma condição de transpiração dos azulejos internos. Como eles não são esmaltados, já que o esmalte é danificado facilmente do lado de fora, isso pode diminuir a proteção contra outros fatores além do calor.

Esmalte

O esmalte dos azulejos de cerâmica servem a dois propósitos: primeiro, eles protegem contra arranhões e outros tipos de danos acidentais, e segundo, eles melhoram sua aparência. Alguns esmaltes dão brilho à peça, enquanto outros dão uma certa textura. Eles adicionam uma certa proteção contra o calor direto.

Balcões

Os azulejos de cerâmica não são invulneráveis ao calor intenso, e podem ser queimados ou quebrados. Isso geralmente acontece com balcões de cerâmica, onde atividades culinárias podem fazer com que objetos muito quentes toquem o azulejo. Uma bandeja ou frigideira quente pode danificar o azulejo, aquecendo-o até que quebre e o esmalte derreta ou queime.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...