Efeito da luz infravermelha nos olhos

Como a visão noturna aparece com a luz infravermelha

night eye image by Christopher Dodge from Fotolia.com

A luz infravermelha é invisível aos olhos humanos. Entretanto, assim como a luz ultravioleta (UV), a infravermelha pode causar danos à visão.

Como o dano aos olhos ocorre

A função do olho humano é focar a luz. Como mencionado no site MicroscopyU, o olho humano é afetado pela energia de todo o espectro eletromagnético, não importando de vemos ou não. Cada área do olho absorve diferentes comprimentos de onda, e se muita luz infravermelha for absorvida, o tecido pode queimar-se. Danos podem ocorrer mesmo em exposições muito curtas. Quanto mais longa a exposição, maior o risco de dano.

Infravermelho A

O site MicroscopyU menciona que o Infravermelho A tem um comprimento de onda entre 780 e 1400 nm. Esse comprimento de onda da luz infravermelha é perigoso à sua retina.

Infravermelho B

O Infravermelho B varia entre 1400 e 3000 nm de acordo com o site MicroscopyU. Ele pode causar danos à sua córnea, íris e lentes.

Infravermelho C

O site MicroscopyU menciona que o Infravermelho C varia entre 3000 e 1 milhão de nm. Esse espectro pode causar danos à sua córnea.

Proteção do olho

Proteção ocular adequada deve ser utilizada se você trabalha com lasers infravermelhos, para prevenir danos aos olhos. O tipo específico de proteção depende do tipo de luz infravermelha.

eHow Brasil
×