O alendronato é um medicamento de bisfosfonato prescrito para prevenir e tratar a osteoporose. Ele está disponível em forma genérica sob a marca Fosamax, tanto em comprimidos de 70 mg quanto em uma solução de 70 mg, ambos de dosagem semanal. O alendronato não causa efeitos colaterais na maioria das pessoas.
Efeitos mais comuns
Os efeitos colaterais mais comuns associados ao alendronato são gases e inchaço abdominal, constipação, diarreia, tontura, dor de cabeça, náuseas, vômitos e dor de estômago. A maioria dos sintomas desaparece ao longo do tempo.
Efeitos menos comuns
Efeitos colaterais menos comuns do alendronato são azia, irritação na garganta e dor nos ossos, articulações ou músculos.
Osteonecrose
Raramente, uma doença grave chamada osteonecrose já ocorreu em pessoas que tomaram alendronato ou outros bisfosfonatos. Esse distúrbio provoca a destruição do tecido ósseo. Quando a pessoa que toma bisfosfonatos desenvolve osteonecrose, a mandíbula é afetada.
Considerações
A maioria das pessoas com osteonecrose na mandíbula relacionada ao uso de bisfosfonatos já teve doença dental ou se submeteu recentemente a um procedimento odontológico.
Outros efeitos graves
Muitos outros efeitos colaterais graves são possíveis com o uso de alendronato, embora raros. Entre eles estão: melena, bolhas ou descamação na pele, dor no peito, dificuldades para engolir, feridas na boca e vômitos ou tosse com sangue.