Efeitos colaterais de colírios para dilatação da pupila

Colírios para dilatar as pupilas podem causar vários efeitos colaterais

eye image by Pali A from Fotolia.com

Para que possam ver os olhos com mais detalhes em exames, médicos frequentemente usam colírios para dilatar as pupilas de seus pacientes. Cirurgiões também usam colírios dilatadores antes e depois da cirurgia para ajudar o olho a manter a forma e para prevenir cicatrizes. Algumas condições oculares também se beneficiam do uso desses colírios, como a ambliopia, ou olho preguiçoso. Como dilatar a pupila causa visão borrada, o cérebro é forçado a usar os dois olhos para enxergar claramente. Colírios dilatadores causam efeitos colaterais em algumas pessoas, embora estes raramente sejam sérios.

Efeitos colaterais nos olhos

Colírios dilatadores geralmente fazem os olhos arderem por alguns segundos depois do médico aplicá-los. A ardência pode durar por vários minutos em pacientes com olhos sensíveis. Os colírios fazem os pequenos vasos sanguíneos se contraírem, o que pode resultar num clareamento temporário da pele em volta dos olhos. A visão borrada é um efeito colateral comum, então tenha alguém disponível para levá-lo para casa depois de um exame ou procedimento envolvendo colírios dilatadores. Seus olhos também podem lacrimejar, coçar ou ficar avermelhados, embora esses efeitos colaterais geralmente desapareçam rapidamente. Minimize os efeitos adversos mais leves evitando tocar ou coçar seus olhos excessivamente. Use óculos de sol quando estiver ao ar livre depois de utilizar colírios dilatadores, já que eles podem tornar seus olhos extremamente sensíveis à luz.

Efeitos colaterais na pele

Alguns colírios dilatadores podem causar efeitos colaterais na pele. Estes são geralmente uma indicação de que a dosagem está muito alta. Alguns podem causar sensações ruborizantes e quentes na pele. Ao mesmo tempo, alguns indivíduos empalidecem depois de utilizar os colírios. Outros percebem suor em excesso ou irritação cutânea. Esses efeitos colaterais geralmente não são sérios e reduzir a quantidade de medicação usada normalmente pode evitá-los.

Efeitos colaterais internos

Efeitos colaterais internos após o uso de colírios dilatadores normalmente são pequenos e se curam sozinhos, mas sempre informe seu médico ou procure ajuda médica se sofrer com algum deles após usar o medicamento. Alguns pacientes sofrem com batimento cardíaco acelerado ou irregular, o que geralmente é causado por receber muita medicação dilatadora. Pressão alta, tremor, confusão e alucinações são efeitos colaterais raros mas sérios.

eHow Brasil
×