Um colchão velho ou que não foi desenhado para cobrir suas necessidades pessoais pode causar uma série de problemas. De acordo com a American Chiropractic Association (Associação Quiroprática Americana), se você acordar dolorido ou não dormir bem, talvez seja hora de investir em um novo colchão para a sua cama. Apesar de a associação dizer que não há uma medida comum para a vida-útil de um colchão, o The Sleep Better Council (Conselho do sono melhor, em tradução livre) recomenda trocar seu colchão entre cinco e sete anos de uso.
Dor
Dor é um sintoma comum para aqueles que dormem em colchões ruins. Muitos colchões velhos ou baratos não possuem apoio para o corpo por terem uma superfície desnivelada. Dormir em um colchão granuloso ou flácido pode causar dor nas costas e muscular porque, de acordo com "The Chiropractor's Self-Help Back and Body Book" (Livro de autoajuda quiroprática para as cotas e o corpo), permitem que sua espinha se curve, tensionando seus músculos, articulações e ligamentos. O livro sugere que comprar um colchão firme é a melhor maneira de combater dor no corpo e nas costas.
Insônia e sono ruim
Dormir em um colchão ruim pode causar insônia e ou mau sono em algumas pessoas. O livro "The 150 Most Effective Ways to Boost Your Energy" (Os 150 modos mais efetivos de elevar a sua energia) diz que talvez você não perceba que o seu problema com sono pode ser o seu colchão. Muitas pessoas rolam pela cama a noite inteira tentando descobrir uma posição confortável. Às vezes, comprar um colchão de 3 a 5 cm pode ajudar com esse problema.
Fadiga
Insônia e mau sono podem levar à fadiga durante o dia. O livro "The 150 Most Effective Ways to Boost Your Energy" recomenda que, se você estiver se sentindo sem energia durante o dia, investigue se o problema pode ser o colchão. Se estiver dormindo tão mal ao ponto de se sentir fisicamente e mentalmente cansado durante o dia, talvez seja a hora de trocar seu colchão por um novo.
Asma e alergias
Um colchão velho pode engatilhar sintomas de asma e reações alérgicas naqueles sob essas condições. O livro "Asthma: The at Your Fingertips Guide" diz que colchões ruins muitas vezes contém ácaros e materiais que podem engatilhar reações alérgicas. Isso pode ser particularmente verdade para colchões velhos, que provavelmente não são feitos de material hipoalergênico. Comprar um novo colchão e cobri-lo com um lençol especial pode cortar essas reações e manter a cama limpa de ácaros.