As palavras "arquitetura italiana" evocam imagens de tons ocre, linhas clássicas sinuosas, arcos, portões de ferro forjado e pisos de pedra. Na verdade, esses elementos são específicos da arquitetura toscana, um estilo que deriva dos etruscos. Esta antiga raça de italianos incorporou elementos gregos em seus próprios projetos e, em seguida, passou esse estilo de arquitetura para os romanos há mais de 2 mil anos. A arquitetura toscana floresceu não só nas colinas banhadas de sol da Toscana, mas também em diversas outras partes do mundo, onde é aparente em detalhes marcantes e elegante.
Casas
Casas construídas em estilo toscano evoluíram ao longo dos períodos Romanesco, Gótico, Renascentista e Barroca da Itália, mas cada transição manteve características duradouras, como telhados baixos, arcos, colunas, terraços, frontões curvos frontões e cornijas clássicas. Talvez os aspectos mais reveladores de uma casa toscana sejam suas paredes de gesso e telhado de telhas na cor castanho-avermelhado.
Piso
Pedra, terracota, cerâmica ou pedaços de mármore dispostos em desenhos conhecidos como "terrazzo" são estilos de piso toscano típicos. Um mineral de carbonato de cálcio de travertino cria um piso claro que é polido para obtenção de um alto brilho. A arquitetura Toscana enfatiza a coesão de elementos, e o piso é escolhido especificamente para harmonizar com o restante da decoração toscana.
PAredes
Pedra, mármore, cerâmica e mosaicos também são evidentes nas paredes do estilo toscano. A meta da arquitetura toscana é trazer as cores vibrantes e vivas amanheceres e crepúsculos para dentro das casas. As superfícies normalmente começam com gesso, que é pintado em tons de ocre, siena, laranja, marrom e canela. Métodos de pintura falsa como lavagem de cor ou "frottage" são frequentemente empregados para replicar uma pátina antiga. Textura em paredes é também uma característica da Toscana. Estuque, tanto em paredes exteriores quanto interiores dão um pastiche florentino ao projeto. Tetos abobadados, painéis de madeira escura, e lareiras são comuns nos interiores da Toscana.
Jardins
Jardins associados a uma casa em estilo toscano são criados para a ser uma extensão do espaço interior e das linhas da própria casa. Elementos como pérgulas e galerias (loggias) incentivam um casamento da casa com os jardins circundantes. A “loggia” é uma série de arcos sustentados por colunas para criar uma passagem ao ar livre que é protegida contra os elementos. Uma característica simples da arquitetura ao ar livre é a pérgula, um caramanchão que é coberto por treliça aberta para apoiar videiras. Limoeiros, lavanda, alecrim e sálvia são os habitantes perfumadas de um jardim toscano. Calçadas de paralelepípedos que conduzem através de portões de ferro forjado trazem a essência da Toscana para qualquer local onde uma casa em estilo toscano seja construída.