×
Loading ...

Como fazer um eletroímã com uma bateria de 9 volts

Um eletroímã normalmente possui um núcleo de metal (geralmente ferro) enrolado em fio elétrico. A corrente elétrica no fio organiza os elétrons no núcleo de ferro de uma maneira que aumenta a força do campo magnético intrínseco do núcleo. A criação de um eletroímã é um experimento de ciências comum que demonstra a união de eletricidade e magnetismo como uma força unificada. É possível usar qualquer tipo de bateria para esse projeto, incluindo uma bateria de 9 volts.

Instruções

Os pregos de aço fazem núcleos excelentes para um eletroímã caseiro, porque o ferro é um material ferromagnético (nail image by Ekaterina Shvigert from Fotolia.com)
  1. Meça e corte um pedaço de fio isolado de cerca de quatro vezes o comprimento do prego. Use o desencapador para remover cerca de 1 cm do isolamento das pontas desse fio.

    Loading...
  2. Enrole o fio ao redor do prego o máximo de voltas adjacentes possíveis. Enrole firmemente, de modo que cada volta de fio toque a seguinte. Deixe fio suficiente em cada ponta para que possa conectá-las ao conector de bateria.

  3. Conecte cada ponta do fio enrolado a um terminal do conector de bateria. Faça isso torcendo as pontas desencapadas de cada fio com um fio exposto do conector (não fez diferença qual ponta se conecta com qual terminal). Empurre os fios emendados no conector de torção. Prenda-o firmemente girando-o ou usando um alicate.

  4. Conecte a bateria ao seu conector. Com todas as conexões seguras, agora você tem um eletroímã caseiro. Teste o eletroímã colocando-o perto de outro ímã ou objeto de ferro para garantir que funcione.

Loading...

O que você precisa

  • Prego de aço
  • Fio isolado
  • Bateria de 9 volts
  • Conector de bateria
  • 2 conectores de torção
  • Cortador de fio
  • Desencapador de fio

Referências

Loading ...
Loading ...