×
Loading ...

Como empilhar e armazenar compensado de madeira

O armazenamento adequado do compensado é importante para evitar danos causados pelo empenamento e apodrecimento. Como esse material é um composto de pedaços menores de madeira, ele é fixado com adesivos que contêm água. Isso o torna mais suscetível a empenar ou entortar, pois o adesivo não é forte o suficiente para manter a forma das chapas grandes sozinho. O compensado deve ser empilhado e armazenado horizontalmente para ser melhor protegido contra deformação.

Instruções

Como o compensado é uma madeira mais macia, ele exige um cuidado e armazenamento adequado para evitar a deformação (plywood texture image by jimcox40 from Fotolia.com)
  1. Coloque paletes próximos uns dos outros em uma superfície plana, o mais juntos possível. Assegure-se de que tenha o suficiente para que o maior pedaço de compensado não fique pendurado sobre as bordas. Também verifique se os paletes estão elevados do chão. Use luvas para proteger as mãos das lascas.

    Loading...
  2. Cubra os paletes com folhas de plástico para proteger o compensado de umidade que poderia levar a mofo e apodrecimento. Sobreponha as bordas se estiver usando mais de uma folha.

  3. Empilhe o compensado, colocando as peças maiores embaixo e assim por diante. As chapas podem ser empilhadas na altura que desejar, desde que os paletes na parte inferior não estejam quebrados e possam suportar o peso.

  4. Cubra o compensado com outra camada de folhas de plástico. Mantenha-o sempre coberto. Pode parecer algo incômodo ter que desempilhar o compensado sempre que precisar de um pedaço, mas esse método garante uma deformação mínima.

Loading...

O que você precisa

  • Paletes
  • Folhas de plástico
  • Luvas

Referências

Loading ...
Loading ...